Luciano Siqueira condena apoio de Bolsonaristas ao PT

Em carta a amigos, escrita no último domingo (22/11), o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB), comentou o posicionamento do ex-prefeito da cidade, João Paulo Lima e Silva, que apoiou a candidata do PT, Marília Arraes.
Luciano, que também foi vice-prefeito na gestão de João Paulo, reafirma seu apoio, e o do seu partido, à candidatura de João Campos (PSB), apoiado pela Frente Popular de Pernambuco.

“Há sinais muito fortes de que João está prestes a ultrapassar Marília. Essa vitória será estratégica para a continuidade da luta em Pernambuco e para a futura frente ampla nacional, incluindo o PT, tendo em mira as eleições de 2022”, escreve Luciano Siqueira. “O apoio das forças de direita e de bolsonaristas a Marília agora não se dá por simpatia pela candidata; o motivo é enfraquecer e desfazer antecipadamente a Frente Popular de Pernambuco tendo em vista as eleições de 2022. Esse é o tabuleiro político do momento. Na parte que nos toca, cabe manter o foco na campanha e vencer no próximo domingo”.

Abaixo, a íntegra da carta do vice-prefeito do Recife, cuja publicação foi autorizada pelo autor.

Amigos,
esse pronunciamento do companheiro João Paulo nos surpreendeu a todos. Claro que nos incomoda parte do discurso de campanha da Frente Popular do Recife, na tentativa de revidar ataques ao PSB com iguais ataques ao PT. Inclusive a tentativa de negar os inquestionáveis êxitos da gestão de João Paulo, de 2001 a 2008, da qual participei como vice-prefeito. Igualmente nos incomodam os ataques descabidos de Marília à exitosa gestão de Geraldo Júlio (de que sou também o vice-prefeito).
Nessa conturbada disputa, optamos por ocupar as trincheiras de luta que nos cabem, mantendo nosso próprio discurso, e, assim, nos diferenciando. Feito o óleo na água: juntos, porém preservando a identidade do óleo, que não se dilui.

Há sinais muito fortes de que João está prestes a ultrapassar Marília. Essa vitória será estratégica para a continuidade da luta em Pernambuco e para a futura frente ampla nacional, incluindo o PT, tendo em mira as eleições de 2022.

O apoio das forças de direita e de bolsonaristas a Marília agora não se dá por simpatia pela candidata; o motivo é enfraquecer e desfazer antecipadamente a Frente Popular de Pernambuco tendo em vista as eleições de 2022. Esse é o tabuleiro político do momento.
Na parte que nos toca, cabe manter o foco na campanha e vencer no próximo domingo.
Divergências na esquerda em Pernambuco serão devidamente tratadas adiante.
Com maturidade e paciência se constrói a unidade do povo.

Abraço fraterno,
Luciano Siqueira