Fiocruzentregará vacina na segunda semana de fevereiro

A Fiocruz diz que entregará imunizante de Oxford na 2ª semana de fevereiro. Supremo Tribunal Federal decide manter em vigor pontos da lei de combate ao coronavírus, como a autorização para Anvisa liberar a vacina em até 72 horas. Numa rede social, Bolsonaro anuncia que vai assinar medida provisória com salário mínimo de R$ 1.100 em 2021.

Eu sou Stephanie Rodrigues, editora do G1, e esses são alguns destaques desta quarta-feira até agora.

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, afirmou que a entrega final de documentos para o registro da vacina de Oxford  deve ser feita até 15 de janeiro. A previsão é que o primeiro lote com 1 milhão de doses seja entregue entre 8 e 12 de fevereiro. Entre as principais vantagens do imunizante está o fato de ser mais barato e mais fácil de armazenar, o que facilita sua distribuição. Em janeiro, os insumos para a produção chegam ao Rio; veja cronograma.

Ainda não há data definida para o início da campanha de vacinação no Brasil, mas a expectativa do Ministério da Saúde é começar entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, se os fabricantes obtiverem o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a tempo. No Supremo Tribunal Federal, o ministro Ricardo Lewandowski  manteve a autorização para que a agência libere o uso emergencial do fármaco em até 72 horas após o pedido. Na mesma decisão, Lewandowski prorrogou a autorização para que governos locais mantenham medidas restritivas.

  • Governo consegue 2,4% das seringas e agulhas para vacinação
  • 1,6 milhão de doses: Instituto Butantan recebe 6º lote da Coronavac
  • Pfizer avalia pedir uso emergencial no Brasil
  • Farmacêutica diz que vai pedir em janeiro uso emergencial da Sputnik V
  • Imunização no mundo

    Reino Unido foi o primeiro país a aprovar o fármaco contra a Covid desenvolvido pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca. A previsão é que as doses comecem a ser aplicadas na próxima segunda em grupos de risco, que serão prioritários. Segundo o presidente do comitê da campanha, Wei Shen Lim, 70% das pessoas vacinadas com a 1ª dose ficariam protegidas da doença após 21 dias. Quando a 2ª dose é aplicada, 12 semanas depois, a eficácia do imunizante sobe para 80%; entenda.

    • Argentina aprova vacina AstraZeneca/Oxford para uso emergencial
    • Sinopharm anuncia que sua vacina tem 79,3% de eficácia
    • Chefe da OMS pede distribuição justa de vacina
    • Panorama-Covid

      De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, o Brasil registrou 1.224 mortes nas últimas 24 horas, a maior marca desde 20 de agosto. Agora, o país totaliza 193.940 óbitos pelo coronavírus. Em número de casos, são 7.619.970 infectados, 55.853 desses confirmados no último dia. Dez federações apresentaram alta na média móvel de mortes. Veja a situação do seu estado.

      • Médico de Manaus: ‘Não tem mais UTI, não tem mais corredor’
      • São Paulo registra 57% mais mortes em um mês
      • : o que podemos esperar da pandemia em 2021
      • Vírus mutante

        Jared Polis, governador do Colorado, nos Estados Unidos, informou que o primeiro caso da nova variante do coronavírus foi registrado no estado norte-americano. De acordo com a autoridade, o vírus é da mesma cepa que surgiu no Reino Unido. A mutação pode ser até 70% mais transmissível, como já informou o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. França, Espanha, Itália e Suécia estão entre os países que também confirmaram infectados com esta variação.

        Decisão histórica

        Após 12 horas de debate no Senado, a Argentina se tornou o primeiro grande país da América Latina a legalizar o aborto . O projeto de lei recebeu 38 votos a favor, 29 contra e uma abstenção. Aprovado na Câmara no dia 11, o texto estabelece que as argentinas têm direito a interromper voluntariamente a gravidez até a 14ª semana de gestação. Pelo Twitter, o presidente Alberto Fernández comemorou a aprovação: ‘Hoje somos uma sociedade melhor, que amplia os direitos das mulheres e garante a saúde pública’.
        (📷: Reuters/Flor Guzzetti)

        • Interrupção da gravidez é permitida em 67 países; veja lista