Eriberto Medeiros se fortalece após eleições 

O deputado estadual Eriberto Medeiros começou sua vida pública como vereador do Recife em 2000, sendo reeleito em 2004. Ele se destacava como um bom articulador de chapas proporcionais, tanto que conseguiu montar uma para dar o salto e chegou ao mandato de deputado estadual, de lá pra cá já são quatro mandatos na Casa Joaquim Nabuco e em 2018, quando sonhava em tentar a Câmara dos Deputados, a morte de Guilherme Uchoa lhe possibilitou ocupar a presidência da Alepe, sendo reconduzido em 2019 e em 2021.

Nas eleições municipais do ano passado, Eriberto Medeiros conseguiu um grande feito, quando elegeu cerca de vinte prefeitos e consolidou grupos políticos em outros municípios mesmo não emplacando os gestores, no Recife o vereador Eriberto Rafael quase dobrou sua votação em relação a 2016, e foi eleito na última sexta-feira o primeiro-secretário da Câmara Municipal do Recife.

A vitória de Eriberto Rafael na Casa José Mariano possibilitou um feito inédito para um grupo político, que tem o pai presidindo a Alepe e o filho com a chave do cofre da Câmara do Recife. Isso é sinônimo de força política e capacidade de articulação, fazendo de Eriberto Medeiros um importante pilar de sustentação da Frente Popular e um ator estratégico na disputa de 2022.

 

Edmar Lyra