Laura Gomes atrai mais apoio para o Alto do Moura*

Caruaru é uma cidade que é reconhecida no Brasil e em muitos lugares do mundo, pela sua arte. Para fortalecer o potencial do Alto do Moura, a deputada estadual Laura Gomes (PSB) promoveu uma agenda especial, na manhã desta quarta-feira (03), com a participação de gestores do governo estadual. A comitiva da deputada ouviu demandas dos moradores e artistas locais, visitou museus e foi até a fonte de onde o barro é extraído. Essa parada foi estratégica, visto que a matéria-prima do local onde os artesãos trabalham está se extinguindo, segundo a comunidade local.

O presidente da Associação dos Artesões em Barro e Moradores do Alto do Moura (ABMAM), Helton Rodrigues, informou que já foi identificado um novo ponto pelos artistas, onde se pode extrair o insumo. Porém, ressaltou que é preciso realizar um estudo amplo, para conseguir garantir a extração, pois o local faz parte de um terreno particular. “É muito importante iniciativas como essa, da deputada, pois já fomos atrás de órgãos públicos para nos ajudar, e não conseguimos. Formalizando desse jeito, temos a esperança de estarmos no rumo certo da história”, contou.

Na agenda, estiveram presentes o Secretário Estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, e o Secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Antônio Bertotti, além de representantes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que conseguiram arrecadar as informações necessárias para seguir na buscar de medidas para solidificar ainda mais o apoio do governo estadual para o uso desta nova fonte, além de conseguir preservar a história local. “Eu estou muito sensibilizado com a situação atual. Vamos trabalho junto com os artistas e Laura, para fazer um mapeamento e gerar todos os artifícios para que possamos ajudar da melhor forma possível”, falou Bertotti. “A pandemia impactou a cadeia produtiva da cultura e diversas áreas, como na da arte do barro. Precisamos ter empatia e colaborar para não se perto o legado construído aqui”, completou Gilberto.

A deputada fez um balanço positivo, após a agenda, na expectativa para colocar a mão na massa para ajudar o Alto do Moura. “Tenho por esse bairro um grande afeto, como também sei da importância histórica do local. No momento em que vivemos, com a pandemia e a democracia sendo fragilizada, precisamos mostra que estamos preocupados, como figuras públicas, com o povo e com quem faz a nossa história”, destacou Laura.