SEBASTIAO NERY – PASSE LIVRE PARA ROUBAR

PASSE LIVRE PARA ROUBAR

NERYRIO – José Lins do Rego, romancista e torcedor fanático do Flamengo,  resolveu promover em João Pessoa um Campeonato Nacional de Futebol Amador para homenagear José Américo, governador da Paraíba. O Campeonato foi indo, a Paraíba fazendo bonito.

 A cidade explodia de feliz. Chegou a partida final: Bahia x Paraíba. O filho do governador, José Américo Filho, chamou o juiz, tenente Lira, da Polícia Militar do Estado e delegado na capital:

– Lira, você sabe, pai não pode perder. Este campeonato é uma homenagem a ele e temos que ganhar de qualquer jeito. Se a Paraíba ganhar, você vai a capitão. Se perder, adeus farda e delegacia.

         Começou o jogo, a Bahia apertando. As arquibancadas urravam:

         – Paraíba! Paraíba! 

                                  PENALTI

          Lira olhava, levantava a mão e pedia calma. Marcava penalidade, perseguia os baianos, protegia os paraibanos. E o jogo irritantemente zero a zero. Perdeu a paciência, marcou pênalti contra a Bahia. Não havia pênalti nenhum, mas marcou. As arquibancadas berravam enlouquecidas. Bitola, artilheiro da Paraíba, chutou. O goleiro da Bahia pegou. Lira gritou:

         – Nulo. Chuta de novo. O goleiro se moveu no gol.

         – Não me movi não, seu juiz.

         Lira deu três passos, chegou bem junto do goleiro da Bahia e rosnou no ouvido dele:

         – Fica calado ai, negro, que eu mando te arrebentar. Já viu goleiro pegar pênalti?

Virou capitão e delegado chefe.        

                                              PEC- 37        

Na Constituinte de 88, o líder da maioria Mario Covas, o vice líder Helio Duque e outros lutaram para pôr na Constituição o Ministério Publico, com a tarefa fundamental de apurar as “ações de improbidade administrativa de agentes públicos”. O “Centrão”  conseguiu empurrar para uma Lei Complementar, afinal aprovada, com o povo na rua, em 1992.

         Agora, Senado e Câmara ameaçam tirar da Constituição o Ministério Publico, o grande advogado da sociedade, para deixarem o  caminho livre aos corruptos, que a Dilma dondocamente chama de “malfeitores”. Estão querendo dar aos políticos, do Planalto às prefeituras, o direito de roubar?       

         Renan e Henrique Eduardo têm juízo suficiente para não desafiarem o pais aprovando a PEC-37 numa madrugada suja qualquer. E fica a pergunta : os dois têm como defender Senado e Câmara da ira popular?  

Não queiram bancar o Tenente Lira. O Brasil é outro. O povo já é outro.     

                                     CONTRA E A FAVOR       

A imprensa tem que ser livre a qualquer preço. Mesmo para dizer todas as besteiras. Na “Globo News” (melhor jornal da TV brasileira), a maviosa Cristiana Lobo, mais governista do que chumbo de Diário Oficial,

tentou esconder a presidente Dilma e o governo do fragor das passeatas :

         – Esse movimento não é contra ninguém nem nada.. É a favor. Não é contra o aumento das passagens.É a favor de as passagens não aumentarem. Não é contra corrupção nos governos. É a favor de não haver corrupção.        

         Vai ganhar o premio Nobel do PT de João Patinhas.

                                     MENTIRA E VERDADE        

         O governo diz que acabou o desemprego no Brasil. “O Globo”, sempre muito bem empregado no governo, diz na primeira pagina :

         – “Em 10 anos aumentou de 12,6% para 16,2% o percentual de jovens cariocas, entre 15 e 24 anos, que não estudam e não trabalham”.

                                BARONESA

         Elio Gaspari, mestre em jornalismo e espertezas oficiais :

         – “O Itamarati achou pequena a suíte de 81 metros quadrados do hotel Beverly Hills de Durban, na África do Sul, e hospedou a doutora Dilma no Hilton”. (Bem maior e mais caro. Essas informações tornaram-se reservadas e a partir de agora só serão divulgadas em 2015).

         Para que tento espaço, senhora baronesa? Alguma balada?

                                sebastiaonery@ig.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *