DestaquesPrincipais Notícias

Caixa Cultural Recife apresenta o IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco

A CAIXA Cultural Recife apresenta, a partir do dia 9 de dezembro, o IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco (SIHG-PE). A exposição apresenta os trabalhos premiados nesta edição e se consolida como um dos principais eventos do gênero no país.

A abertura acontece às 19h, com a presença do cartunista e curador da exposição Samuca Andrade, que é o responsável pelo design gráfico, capa e caricaturas do meu mais recente livro ‘Os Leões do Norte’. Durante a cerimônia de abertura, serão anunciados os vencedores e menções honrosas. O IV SIHG-PE tem como tema “Planeta de Todos” e recebeu mais de 970 inscrições, enviadas por 480 artistas de 44 países.

Além da originalidade e criatividade, o critério de pertinência ao tema norteia a seleção, girando em torno de assuntos urgentes, como poluição, mudanças climáticas, sustentabilidade, desmatamento, mobilidade urbana e energia limpa.  Após a avaliação de um júri local, foram selecionadas 120 obras, representando 21 países. O Brasil lidera a lista de aprovados (55), seguido por Espanha e Turquia (8 cada), Irã e Sérvia (5 cada).

As categorias incluem cartum, caricatura e quadrinhos. A categoria caricatura homenageia personalidades que atuam ou atuaram na defesa do meio ambiente, com o subtema “Ambientalistas”. Entre os nomes estão Chico Mendes, Ailton Krenak, Jacques Cousteau, Greta Thunberg e Nzambi Matee, figuras que se tornaram símbolo da luta por um planeta sustentável.

Além da exposição, o evento conta com atividades gratuitas como visitas guiadas, sessões de caricaturas ao vivo e venda de publicações autorais, aproximando o público de diferentes linguagens e estilos narrativos. A programação pode ser conferida no site CAIXA Cultural Recife e no Instagram @caixaculturalrecife.

O júri responsável pela etapa final reúne nomes reconhecidos no Brasil e no exterior, como Ana Luiza Koehler, Juan Francisco Miranda, Bennê Oliveira, Lute, JBosco e Omar Zevallos, que também terão obras exibidas em diálogo com os trabalhos selecionados.