Carro-bomba mata quatro e fere 20 no sudoeste do Paquistão
Explosão ocorreu próximo a mercado em Qillah Abdullah; ataque é investigado e nenhum grupo reivindicou autoria até o momento
A taque aconteceu perto da fronteira com o Afeganistão, na província do Baluchistão; nenhum grupo reivindicou autoria
Uma explosão causada por um carro-bomba matou quatro pessoas e deixou ao menos 20 feridas na noite de domingo (18), nas proximidades de um mercado na cidade de Qillah Abdullah, no sudoeste do Paquistão, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (20) pelas autoridades locais.
O ataque ocorreu na província do Baluchistão, região que faz fronteira com o Afeganistão, e também danificou a parede externa de um edifício que abriga forças paramilitares, de acordo com o vice-comissário Abdullah Riaz.
Até o momento, nenhum grupo assumiu a autoria do atentado. No entanto, autoridades apontam que grupos separatistas da minoria étnica balúchi costumam realizar ataques contra forças de segurança e civis na região. A área é historicamente instável e marcada por uma insurgência separatista de longa data.
O porta-voz do governo do Baluchistão, Shahid Rind, condenou o ataque e afirmou que as investigações já estão em andamento para identificar os responsáveis.
Entre os grupos que atuam na região, destaca-se o Exército de Libertação do Baluchistão (BLA), organização separatista considerada terrorista pelo governo do Paquistão e que também foi incluída na lista de grupos terroristas dos Estados Unidos desde 2019.