Com crescimento acima da média global, corridas de rua no Brasil apontam nova relação entre movimento, bem-estar e impacto social
Relatório global revela expansão da prática esportiva e inspira iniciativa da Neodent que conecta saúde, comunidade e solidariedade
Mais que uma simples atividade física, a corrida tem se consolidado como um verdadeiro fenômeno cultural e social. Em 2024, os clubes de corrida registraram crescimento de 109% no Brasil – quase o dobro da média global (59%), conforme aponta o Relatório Anual sobre Tendências de Esportes do Strava. A modalidade também foi a mais praticada no mundo no último ano, evidenciando que, para um número crescente de pessoas, movimentar-se vai além do cuidado com o corpo: é também uma forma de criar laços, sentir-se parte de uma comunidade e promover mudanças positivas.
Essa crescente adesão tem impulsionado novas formas de vivenciar o esporte, com iniciativas que conectam performance, bem-estar e impacto positivo. Movimentos coletivos ganham força ao redor do mundo com o propósito de transformar quilômetros percorridos em ações solidárias, mostrando que a prática esportiva pode ir muito além da linha de chegada.
Convertendo quilômetros em sorrisos
Exemplos desse movimento global também surgem dentro do universo corporativo, com empresas em diferentes partes do mundo estimulando a prática esportiva não apenas como um benefício aos colaboradores, mas também como uma forma de gerar impacto positivo na sociedade. É o caso da Neodent, integrante do grupo suíco Straumann – líder global em soluções odontológicas que criou o Smile Movement, uma iniciativa que transforma quilômetros percorridos em doações que vão levar saúde bucal a diversas regiões do mundo.
A proposta é tão simples quanto impactante: a cada quilômetro percorrido em caminhada, corrida ou pedalada até outubro deste ano, uma quantia será doada pelo Grupo Straumann e o valor arrecadado será revertido em projetos sociais focados em saúde bucal em todo o mundo. Para que um desafio seja considerado válido, ele deve ser realizado em grupo, com, no mínimo, dois colaboradores ou um colaborador e um cliente. Todos os trajetos são registrados em um aplicativo que contabiliza as distâncias e transforma os esforços em doações.
No Brasil, a Neodent já se destacava pela mobilização interna. Há mais de 20 anos anos, a empresa conta com diversas iniciativas de incentivo ao esporte, entre elas campeonatos de voleibol, mountain bike, triathlon e futebol, engajando mais de mil colaboradores. A última modalidade, inclusive, leva anualmente o time brasileiro à Europa para jogar com outros times da companhia na Copa Straumann. Além disso, a empresa adota como prática o mapeamento de eventos de corrida de rua em diversas regiões, subsidiando inscrições, incentivando a participação em equipe e fortalecendo o senso de comunidade. “O Smile Movement é muito mais do que uma campanha de incentivo ao esporte: é uma ação global que conecta pessoas e promove bem-estar e impacto social. Temos orgulho de fazer parte desse movimento ao lado de tantos outros países, reforçando nosso compromisso com a saúde bucal e com uma vida mais saudável para todos”, afirma Almir Zvetz, vice-presidente da Neodent.
A adesão dos colaboradores tem crescido a cada mês, com relatos de quem encontrou na iniciativa uma motivação extra para manter uma rotina ativa e com propósito social. “Há mais ou menos dois anos, comecei nessa vida de corridas. Sempre tive vontade de praticar o esporte, mas achava que não era para mim. Na época, eu estava obesa, pré-diabética e com arritmia no coração, e foi então que decidi tentar. Comecei devagar, fui progredindo, modificando meus hábitos e minha qualidade de vida. Quando completei um ano, já havia emagrecido 24kg. E o resultado disso não foi apenas físico: a corrida me trouxe saúde, qualidade de vida e novos amigos”, conta a Consultora de Vendas da Neodent, Simone Souza. “Agora, o Smile Movement está sendo uma nova experiência. O principal objetivo não é termos muitos campeões, mas, sim, contribuir para levar saúde bucal a quem precisa, o que nos dá ainda mais motivação para continuar. É o tipo de iniciativa que realmente inspira, engaja e nos traz a alegria de correr sorrindo”.
Sobre a Neodent
Fundada há mais de 30 anos, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Em parceria com milhares de dentistas, a empresa desenvolve soluções estéticas e reabilitadoras, como implantes dentários inovadores, promovendo o bem-estar através do avanço da Odontologia. Com um amplo portfólio e presente em 97 países, a Neodent é líder no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo. O propósito da marca é refletido na cultura organizacional e no dia a dia dos 3 mil colaboradores que se orgulham de fazer parte da empresa, valorizando a diversidade, a colaboração e o desenvolvimento contínuo.
Como parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em Odontologia, e tendo a inovação em seu DNA, a Neodent investe na criação de produtos e soluções digitais que auxiliam no tratamento de milhares de pacientes. A partir de iniciativas alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e governança), a empresa cumpre sua missão de proporcionar sorrisos para milhares de pessoas.