Eleições EUA: Joe Biden desiste de tentar reeleição e apoia Kamala Harris
Nesse domingo (21), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que desistirá de sua candidatura à reeleição, afirmando que “é do melhor interesse do meu partido e do país”. Biden postou uma carta em suas redes sociais dizendo que foi a maior honra de sua vida servir como presidente. “E embora minha intenção tenha sido buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu desista e me concentre exclusivamente em cumprir os deveres como presidente pelo restante do meu mandato”.
O presidente, logo após o anuncio de desistência, fez uma segunda postagem mostrando apoio à vice-presidente Kamala Harris como sua substituta na corrida presidencial. “endosso para que Kamala seja a candidata de nosso partido este ano”. Ele acrescentou: “Democratas, é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso”.
Além de Harris, outros nomes que aparecem como possíveis candidatos democratas são os da governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, do governador da Califórnia, Gavin Newsom, e do secretário de transportes de Biden, Pete Buttigieg.
Essa decisão de desistência de Biden a quatro meses das eleições nos EUA pode alterar a dinâmica da disputa pela Casa Branca, ela ocorre após muita pressão de democratas por causa do seu desempenho no debate contra o republicano Donald Trump no final de junho.