Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, Prefeitura Municipal de Belo Jardim promove programação especial para a turma do “Idoso Ativo”
A gestão municipal também tem um olhar especial para os idosos na Educação e na Saúde
A Prefeitura Municipal de Belo Jardim realizou uma roda de conversa com as pessoas do programa “Idoso Ativo”, que é acompanhado pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculo. A coordenadora do CREAS e Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (NAPP), Raquel Vieira, foi a responsável pela palestra. A programação especial é em alusão ao Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que é comemorado no dia 15 de junho.
Os encontros do grupo “Idoso Ativo” funcionam em todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 9h30, na quadra do Castelinho, que fica localizada ao lado do Centro Social Urbano. Cerca de 150 idosos participam das atividades. Além das ações semanais, nesse mês de junho, a gestão municipal vai ofertar outras palestras e comemorações relacionadas ao São João.
Em combate a violência, 48 casos de violência contra o idoso são acompanhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que auxilia os idosos com atendimentos com psicólogos, assistente social, orientações jurídicas, entre outros. Além das ações da Assistência Social, as Secretarias de Saúde e de Educação realizam atividades exclusivas para os idosos.
Na saúde, houve cerca de 8300 atendimentos a idosos entre janeiro e abril, com atendimentos domiciliares para idosos acamados, serviços clínicos e de enfermagem. No total, aproximadamente, 11.400 idosos de Belo Jardim estão cadastrados no sistema do Ministério da Saúde.
Já na educação, 108 idosos estão matriculados no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação tem papel importante para os idosos que, por algum motivo, não tiveram a oportunidade de concluírem os estudos em sua juventude. Para muitos ter essa oportunidade é como um sonho que se torna real, pois consegue ler e até escrever o próprio nome, coisa que não foi possível durante boa parte da vida.
O governo municipal reforça e fortalece parcerias em prol do idoso para dar condições de uma qualidade de vida e segurança.