DestaquesPrincipais Notícias

Júnior Matuto toma posse e Davi Muniz promete lutar pela vaga na Alepe

Por Larissa Rodrigues

Repórter do blog

Numa cerimônia que contou com a presença de várias lideranças do PSB, o ex-prefeito de Paulista, cidade do Grande Recife, Júnior Matuto (PSB), tomou posse como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no final da tarde desta terça-feira (24).

Ele assumiu a vaga do deputado José Patriota, que faleceu semana passada, no último dia 17. O ato foi promovido em uma sala na presidência da Alepe e comandado pelo presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB).

“Quero dizer, meu presidente, que está chegando mais um soldado para seguir suas orientações”, afirmou Júnior Matuto para Álvaro Porto durante a posse. “Aqui eu vou honrar cada minuto que passar nesta Casa. Um filme passou na minha cabeça hoje, de quando eu deixei o mandato de prefeito em Paulista, as humilhações, as calúnias que ecoam até hoje no município, e aí Deus faz tudo no seu tempo”, acrescentou Matuto.

Júnior Matuto aproveitou o momento para homenagear José Patriota. “Era um estadista, um companheiro de luta, um socialista nato, nosso querido Patriota”. O agora deputado ainda afirmou que vai cumprir todas as obrigações com o Poder Legislativo, mas vai continuar buscando a vaga de prefeito de Paulista. “Vou continuar focado no resgate da cidade do Paulista. Estamos a 14 dias das eleições e talvez meus companheiros deputados vão conviver comigo muito pouco e, a partir de janeiro, estaremos reconstruindo Paulista”, declarou.

Álvaro Porto parabenizou Matuto e deu as boas-vindas ao parlamentar. O presidente enfatizou que a decisão da Casa em acatar a solicitação do PSB baseou-se no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “O mandato é do partido. Quem é filiado ao partido é Júnior Matuto, então tudo está correndo dentro do Regimento da Casa de todos os Pernambucanos”, destacou Porto.

Secretário de Governo de João Campos acompanhou posse

Estiveram na posse o presidente estadual do PSB, o deputado Sileno Guedes, o líder da bancada de oposição na Casa, Diogo Moraes, e os deputados Francismar Pontes, Gleide Ângelo e Eriberto Filho. Ainda compareceu ao ato o secretário de Governo do prefeito João Campos (PSB), Aldemar Santos, o Dema (ao lado esquerdo de Matuto, com a gravata azul na foto acima), conhecido nos bastidores pela capacidade de articulação política e um dos responsáveis pelo sucesso da equipe de Campos.

Davi Muniz promete lutar pela vaga

Júnior Matuto era o segundo suplente do PSB, nas eleições de 2022. O primeiro foi o candidato a vereador do Recife, Davi Muniz, que trocou o PSB pelo PSD durante a janela partidária, em março deste ano. Baseado nesse fato, o Partido Socialista se antecipou e entrou com um requerimento, nessa segunda-feira (23), reivindicando a convocação do suplente Júnior Matuto.

No final da tarde desta terça, Davi Muniz chegou a protocolar um ofício na Presidência da Assembleia, reivindicando a vaga. A Procuradoria da Casa vai analisar. À noite, Muniz enviou nota à imprensa, ao saber da posse de Matuto.

No texto, ele afirma: “Recebemos a decisão com serenidade, mas com surpresa. A insistência da Alepe em empossar Júnior Matuto representa uma afronta direta à ordem de diplomação definida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), colocando a Assembleia em confronto com o tribunal e em desacordo com a jurisprudência consolidada. Nossa equipe jurídica já está tomando todas as medidas necessárias para garantir o respeito ao resultado das urnas e à democracia. Enquanto isso, sigo focado na minha campanha de reeleição para vereador do Recife, trabalhando por um futuro melhor para nossa cidade.”

O que diz o presidente do PSB

Presidente estadual do PSB, Sileno Guedes disse que “os mandatos legislativos pertencem aos partidos políticos. A suplência seguinte à vacância do mandato de um deputado do PSB pertence a um suplente que esteja filiado ao PSB. Esse é o entendimento, já há jurisprudência sobre isso e várias decisões de tribunais superiores apontam nessa direção. Então, fizemos uma comunicação à Assembleia informando ao presidente que o suplente seguinte da lista emitida pelo TRE não pertencia mais ao partido e pedimos que fosse chamado o seguinte”.