Mais de quatro mil profissionais farão a segurança das eleições na Zona da Mata e Agreste
Os policiais militares que farão o policiamento ostensivo da Operação Eleições 2024, no próximo domingo, embarcaram na manhã desta quinta-feira para o interior de Pernambuco. As regiões do Agreste e da Zona da Mata contarão com 3.223 PMs, que farão a segurança em todos os locais de votação. As localidades terão, ainda, o reforço de 787 policiais civis, 52 bombeiros militares, como também profissionais da Corregedoria, da Polícia Científica, da Defesa Civil e do Grupamento Tático Aéreo. No total, mais de 4 mil profissionais das forças de segurança estarão atuando nas duas regiões, garantindo que a população exerça a democracia com tranquilidade.
No município de Caruaru estará ativado o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), de onde será feito a coordenação e o monitoramento das operações, por meio da transmissão das imagens captadas por drones e do espelhamento de câmeras municipais. Além do policiamento ostensivo, com ações operacionais integradas, os policiais militares também farão a escolta das urnas com apoio de viaturas. A Polícia Civil vai atuar em todas as cidades, que contarão com ao menos uma delegacia de plantão no sábado (05) e domingo (06), além de equipe volante das Delegacias Seccionais.
“O grande planejamento é garantir o direito de ir, vir e votar de cada cidadão pernambucano. Nessas duas regiões do Estado há um planejamento muito forte, com policiamento amplo sendo lançado em vários eventos, como já vem acontecendo em comícios, caminhadas, motociatas e carreatas. Nós temos todo um aparato para garantir a segurança durante essas eleições: escoltas e guarda de urnas, viaturas extras, hipoteca de efetivo que está chegando da capital para o interior, policiamento em todas as escolas e locais de votação sendo com duplas a pé e viaturas fazendo ronda, fiscalização e prontidão. Queremos ressaltar ainda que há a ativação do CICC, sediado em Caruaru, onde a gente pode acompanhar em tempo real, todas as ocorrências que acontecem nessa região do Estado. Assim, a gente pode monitorar e passar todas as ocorrências para as autoridades que estão acompanhando essas eleições“, explicou o coronel Adriel Serafim, Diretor Integrado do Interior I da PMPE.
“Após grande planejamento, estamos dando início à Operação Eleições 2024, no território que compõe a Zona da Mata e o Agreste. Todos os 109 municípios estarão com as unidades policiais funcionando para o auxílio ao cidadão, ao eleitor ou ao candidato, caso precise. Durante todo o período, seguiremos dando reforço com as unidades especializadas, seja com a Força-Tarefa de Homicídios, com o Core e também com as equipes volantes, que estarão à disposição nos grandes polos, caso seja necessário”, reforçou o delegado Bruno Vital, diretor Integrado do Interior I da PCPE.
Atuando com atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, salvamento terrestre e salvamento aquático, o Corpo de Bombeiros também está presente na Operação Eleições 2024, simultaneamente às outras atividades técnicas de sua competência. Os profissionais da Defesa Civil ficarão de plantão na base fixa do CICC de Caruaru. As equipes da Polícia Científica e da Corregedoria estarão nas unidades regionais de Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru e Garanhuns. Já os profissionais da Ouvidoria farão ação itinerante no Agreste (Bezerros, Gravatá e Caruaru) e o serviço também pode ser acessado pelo 181, ligação que é gratuita e garante o anonimato. A partir da base aérea de Caruaru, uma aeronave do Grupamento Tático Aéreo (GTA) fará sobrevoos na Zona da Mata e no Agreste, em apoio ao trabalho por terra das Forças de Segurança Pública.
“O nosso papel é preventivo para que todos possam exercer o seu direito, de forma democrática, com segurança e tranquilidade. A gente espera que o trabalho da segurança seja um sucesso, e a população se sinta à vontade para votar e escolher seus governantes”, declarou a Major Irla, que embarcou na manhã desta quinta para o 9º BPM, localizado no município de Garanhuns.
PERNAMBUCO – Com um reforço de 19,15% em relação ao pleito de 2020, a Secretaria de Defesa Social (SDS) vai ativar 37.491 postos de trabalhos extras, durante o primeiro turno das eleições municipais de outubro. O investimento será da ordem de R$ 6.748.380 milhões, aplicados para executar as ações de segurança em todo o período. Iniciada no dia 16 de agosto, a operação abrange o reforço nas Forças de Segurança Pública em todos os municípios pernambucanos. É esperado que um total de 7.152.871 eleitores compareçam às urnas, em 3.327 locais de votação. A SDS também contará com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PE), da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre outros órgãos parceiros.