Passageiros do TI Xambá são conscientizados no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescente
Em uma ação conjunta em homenagem ao Maio Laranja, que é a campanha anual de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, técnicos do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, e das Secretarias da Mulher; Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência; e Defesa Social, realizaram panfletagem com os usuários (pais e crianças), no Terminal Integrado Xambá, em Olinda, visando mobilizar e alertar para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, destacando a importância da denúncia. No último dia 18, foi o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
No local, foi realizada campanha de conscientização no combate a todos os tipos de violência contra crianças e adolescentes, não apenas a conscientização, mas sobretudo a importância que a população denuncie esse ato criminoso. O foco é proporcionar ao usuário uma viagem mais segura, cada vez com mais dignidade e respeito. Além disso, a Secretaria da Mulher disponibilizou material informativo com todos os tipos de violência descritos na Lei Maria da Penha, além de orientações sobre como buscar ajuda.
Já a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, levou ao TI a Unidade Móvel do Programa Mediação de Conflitos, que é realizado em um micro-ônibus, e tem como objetivo promover a cultura de paz e o diálogo respeitoso entre pessoas em conflito, com a ajuda de profissionais preparados para ouvir com atenção e empatia. Tudo isso de forma gratuita e voltado para toda a comunidade.
Para Matheus Freitas, Diretor-Presidente do CTM, que acompanhou in loco a ação, maio é um mês muito importante, quando é reforçado o enfrentamento e a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, e vem justamente para dar visibilidade a esse tema tão delicado e urgente. “A ideia é mobilizar toda a sociedade, e também o poder público, para que juntos possamos combater de forma efetiva esse tipo de crime. Tudo é feito para que pais e mães entendam a gravidade do problema e também para abrir espaço de conversas e reflexões sobre como proteger nossas crianças e adolescentes. E mais do que nunca, é fundamental que a gente conscientize os pais e responsáveis para que elas saibam reconhecer situações de risco.”
Lei Federal nº 9.970/2000 versa que a data 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em memória ao caso da menina Araceli Crespo de apenas 8 anos, que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no dia 18 de maio de 1973. Entidades que atuam em defesa dos direitos de crianças e adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade dos crimes de violência sexual cometidos contra menores.