Pesquisa do Procon Pernambuco revela que bancos ocupam 60% do ranking das empresas mais reclamadas em julho
Montado através das reclamações feitas pelos consumidores, ao longo do mês, o ranking das empresas mais reclamadas aponta quais estão em alta no desgosto dos consumidores. Dessa vez, os bancos ocupam 60% do ranking, ocupando seis posições, entre os dez primeiros colocados, sendo alvo de 436, das 804 reclamações do ranking de julho.
As 436 reclamações dos serviços bancários, referem-se aos seguintes serviços: cobranças abusivas, para alterar ou cancelar contratos, e cobranças por serviços não solicitados. As reclamações equivalem a aproximadamente 55%, do total de reclamações recebidas, somente, no mês de julho.
Os setores dos serviços de água e energia, também, marcaram presença no ranking, com 232 reclamações. Já a Neoenergia, foi alvo de 167 reclamações e a Compesa, teve 65 registros. As empresas de telefonia e internet, também marcaram presença no top 10, com 136 reclamações, através da Claro, com 82 contestações, e da Tim, alvo dos consumidores, por 54 vezes.
O consumidor que tiver alguma queixa, em alguma relação de consumo, pode se dirigir ao Procon portando os seguintes documentos: identidade, CPF e o comprovante de residência, além de documentos que comprovem a reclamação como, por exemplo, nota fiscal, ordem de serviço, fatura, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.