PF desarticula organização criminosa especializada na prática de crimes contra o sistema migratório nacional
A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, na manhã de hoje (01), a Operação ENLACE, com foco na cidade de Caruaru, no Agreste do estado. A ação desarticulou uma organização criminosa especializada em fraudes contra o sistema migratório nacional, envolvendo o aliciamento de mulheres brasileiras para casamentos simulados com estrangeiros, principalmente de origem chinesa.
As investigações, iniciadas em 2021, revelaram que o grupo criminoso tinha como objetivo regularizar ilegalmente a permanência de estrangeiros no Brasil através de casamentos forjados com cidadãs brasileiras. Em troca, as mulheres recebiam uma compensação financeira para simular a união, permitindo aos estrangeiros solicitar residência legal no país.
A operação contou com a participação de cerca de 60 policiais federais, que cumpriram 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Recife e Caruaru, todos expedidos pela 16ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco – Subseção Judiciária de Caruaru.
Os envolvidos na organização serão investigados pelos crimes de formação de organização criminosa, falsidade ideológica e uso de documentos falsos, com penas que podem ultrapassar 19 anos de prisão. O nome da operação, “ENLACE”, faz alusão aos casamentos simulados que fundamentavam as fraudes.
A ação representa um importante passo no combate às fraudes migratórias, reforçando o compromisso da Polícia Federal em proteger o sistema jurídico brasileiro e a segurança nacional. MAIS NOTÍCIAS…