DestaquesPrincipais Notícias

Polícia Federal erradica 255 mil pés de maconha no sertão de Pernambuco

A Polícia Federal, por meio de sua Delegacia em Salgueiro/PE, realizou mais uma fase da “Operação Terra Livre – Fase IX”, com ações entre os dias 4 e 14 de novembro de 2024. O trabalho resultou na erradicação de 255 mil pés de maconha e 18 mil mudas, além da apreensão de aproximadamente 68 quilos de maconha pronta para o consumo. Estima-se que, se colhidas e processadas, essas plantações poderiam produzir cerca de 85 toneladas da droga, destinadas ao mercado ilícito.  

As ações ocorreram em ilhas do Rio São Francisco e regiões continentais de Orocó, Salgueiro, Cabrobó, Ibimirim, Belém do São Francisco, Betânia, Carnaubeira da Penha, Floresta e Santa Maria da Boa Vista, todas no Sertão Pernambucano. Participaram da operação policiais federais, civis, penais, militares do Corpo de Bombeiros e do BEPI (Batalhão Especializado de Policiamento do Interior), com suporte de botes infláveis e uma aeronave do GTA-SDS-PE (Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social).  

A Operação Terra Livre faz parte da estratégia da Coordenação-Geral de Repressão a Drogas da Polícia Federal, com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha no Sertão Pernambucano, contribuindo para o desabastecimento do tráfico de drogas em Pernambuco e em toda a região Nordeste. Além de coibir o tráfico, a iniciativa busca impactar positivamente a redução de outros crimes associados, como homicídios, roubos e furtos.  

Resultados anuais da Polícia Federal no combate à maconha

Os números de 2024 já superam significativamente os resultados dos anos anteriores, evidenciando a eficiência das operações:  

2022 

• 1,6 milhão de pés de maconha erradicados  

• 320 toneladas de droga deixaram de ser produzidas  

• 5 toneladas de maconha pronta para consumo apreendidas  

2023

• 618 mil pés de maconha erradicados  

• 124 toneladas de droga deixaram de ser produzidas  

2024 (até agora)

• 1,37 milhão de pés de maconha erradicados  

• 455 toneladas de droga deixaram de ser produzidas  

• 4,2 toneladas de maconha pronta para consumo apreendidas  

A Polícia Federal segue firme no combate ao tráfico de drogas e no enfrentamento à violência associada, reafirmando seu compromisso com a segurança pública e o bem-estar da sociedade. MAIS NOTÍCIAS…

VEJA NO VÍDEO: