Belo JardimDestaquesPrincipais Notícias

Posse dos novos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca foi realizada em Belo Jardim nesta quinta-feira (20)

Belo Jardim sediou a posse dos novos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca nesta quinta-feira (20), no Parque Janelas para o Rio. O comitê exerce um papel importante na fiscalização dos recursos e no trabalho para melhorar a bacia. A nova diretoria conta com representantes do poder público, sociedade civil e usuários de recursos hídricos. Belo Jardim está representada pelo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Bruno Galvão e por Maurílio Leodegário.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca desempenha um papel essencial na gestão dos recursos hídricos dessa bacia, que abrange uma importante área do estado de Pernambuco. Sua principal função é promover o uso sustentável da água e a conservação ambiental, assegurando que todos os usuários do recurso hídrico, desde os consumidores domésticos até os setores industriais e agrícolas, tenham acesso à água de qualidade e de forma equilibrada.

A bacia hidrográfica do Ipojuca compreende 25 municípios e ao longo do seu curso, o rio atravessa 12 cidades com destaque para: Caruaru, Pesqueira, Belo Jardim, Tacaimbó, São Caetano, Bezerros e Gravatá, cidades do Agreste pernambucano e Chã Grande, Escada e Ipojuca, na região da Zona da Mata. 

Com a nova posse do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca, vamos conseguir ter uma gestão compartilhada e participativa, promovendo sustentabilidade ambiental, monitorando a qualidade da água, conseguindo mediar alguns conflitos e nos planejando para ações a curto, médio e longo prazo. Precisamos cuidar do nosso rio, ele tem uma importância histórica e social de grande valor para muitos pernambucanos”, disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Belo Jardim, Bruno Galvão.