Prefeitura de Belo Jardim assina Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, na China
A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, assinou o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM), uma aliança de cidades e governos locais comprometidos com as mudanças climáticas. O compromisso foi firmado durante o Fórum Mundial de Meio Ambiente, realizado em Macau, na China. Belo Jardim foi a única cidade brasileira oficialmente convidada a participar do evento.
O GCoM é uma aliança global de cidades e governos na luta contra a mudança climática, visando reduzir os impactos inevitáveis e facilitar o acesso à energia sustentável. Ao firmar esse compromisso, Belo Jardim assume o dever de implementar políticas públicas para reduzir ou limitar a emissão de gases de efeito estufa, preparar-se para os impactos das mudanças climáticas, ampliar o acesso à energia sustentável e monitorar o progresso em direção a esses objetivos.
Nesse processo, o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade – capacita os municípios participantes no desenvolvimento de inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). O inventário de Belo Jardim já está em construção, após a prefeitura firmar parceria com o órgão em janeiro deste ano. Além disso, o ICLEI também presta apoio técnico na implementação de projetos-piloto de energia e promove o intercâmbio de boas práticas relacionadas ao clima e às energias sustentáveis.
“Belo Jardim vem apresentando avanços significativos na agenda climática, que permitem a adoção de práticas mais assertivas para reduzir a emissão de carbono. Estamos atuando com o Programa Arborizar, que vai plantar 10 mil mudas até dezembro de 2025; também adotamos o Programa Papel Zero, que, em 14 meses, gerou uma economia de mais de 500 mil folhas de papel A4; entre outras ações. O caminho é esse: de trabalho e responsabilidade com o futuro do povo belo-jardinense”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Bruno Galvão.