Prefeitura de Belo Jardim inicia campanha educativa para combate às arboviroses nas escolas da rede municipal
A Prefeitura de Belo Jardim, por meio das secretarias de Saúde e de Educação, Esportes e Tecnologia, iniciou, nesta sexta-feira (11), uma campanha educativa nas escolas da rede municipal para o combate às arboviroses. A ação tem o objetivo de mobilizar os estudantes a levarem esse assunto para suas casas, tornando-os multiplicadores de informação no cuidado, combate e prevenção das doenças decorrentes das arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela).
A campanha educativa será realizada em todas as 50 escolas da rede municipal de ensino, tanto da cidade quanto da zona rural, de forma gradativa. Os trabalhos começaram nas escolas Risoleta Cavalcanti, CMEI Mocinha Moura, CMEI Vovó Maria, Sebastião José da Silva, CMEI Alzira Soares de Brito, entre outras, com uma pessoa fantasiada de mosquito e membros da equipe da Vigilância em Saúde ministrando palestras e distribuindo panfletos.
Com essa iniciativa, a prefeitura busca ensinar crianças e adolescentes a reconhecerem sintomas e identificar focos do mosquito Aedes aegypti, além de levarem o conhecimento adquirido para suas famílias e vizinhos, contribuindo para a mudança de comportamentos, como evitar água parada, cuidar do lixo doméstico e utilizar repelentes e roupas adequadas. A conscientização nas escolas contribui diretamente para a diminuição da incidência de arboviroses, transformando a escola em uma aliada da saúde pública.
“Essa integração entre saúde e educação fortalece a ideia de que saúde também se constrói com conhecimento, responsabilidade social e ação comunitária, e ajuda a aproximar profissionais da saúde e da educação em um objetivo comum. Ao ensinar crianças e adolescentes a terem essa consciência, a gestão mostra o compromisso de cuidar do presente e preparar o futuro de um Belo Jardim melhor”, afirmou o coordenador da Vigilância em Saúde, Nilson Monteiro.