Prefeitura de Belo Jardim realiza amostragem da alimentação escolar para o ano letivo de 2025
A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Educação, Esportes e Tecnologia, realizou nesta sexta-feira (17) a amostragem dos alimentos que serão fornecidos na merenda escolar durante o ano letivo de 2025. A ação faz parte das exigências do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), regulamentado pela Lei nº 11.947/2009, que garante o direito à alimentação escolar saudável e adequada para todos os estudantes da rede pública.
O processo envolveu a avaliação de alimentos in natura e preparações culinárias, contemplando todas as etapas da educação municipal – desde as creches até a educação de jovens e adultos. A iniciativa também busca assegurar que os produtos estejam em conformidade com as diretrizes de segurança alimentar e nutricional, valorizando a diversidade, os hábitos alimentares saudáveis e a tradição cultural de Belo Jardim.
LEIA TAMBÉM: Paroquia divulga programação da festa de São Sebastião 2025, em Belo Jardim
“Hoje, nossa rede se reúne para garantir a segurança alimentar e nutricional de todos os estudantes, oferecendo uma alimentação saudável e adequada. Isso inclui o uso de alimentos variados, que respeitam a cultura, a tradição de Belo Jardim e os hábitos alimentares saudáveis de toda a rede municipal. Essa etapa é crucial para oferecer uma merenda escolar de qualidade e para o pleno desenvolvimento dos nossos alunos”, afirmou o secretário de Educação, Renato Duarte.
Além de priorizar a saúde e o bem-estar dos estudantes, a ação reforça o compromisso da gestão municipal com as determinações da Lei nº 11.947/2009, que também estabelece que pelo menos 30% dos recursos destinados à alimentação escolar devem ser aplicados na compra de produtos da agricultura familiar da própria cidade.
O evento contou com a presença de nutricionistas, gestores escolares, membros do conselho municipal de alimentação escolar, representantes do governo municipal, pais e membros da comunidade local, que participaram da análise dos alimentos que poderão compor a alimentação escolar em 2025.