Prefeitura de Belo Jardim reforça o combate às muriçocas e moradores já notam os resultados
As muriçocas, que vinham sendo uma das principais queixas dos moradores de Belo Jardim, estão sendo combatidas de forma firme pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. As ações continuam acontecendo, com a aplicação de inseticida biológico nos canais do Rio Bitury, trabalho diário de capinação nas margens, retirada do mato e uso do carro fumacê, e já têm trazido resultados positivos e perceptíveis para a população.
Destaque para a equipe do roço, que atua nas margens dos canais do Rio Bitury. Todos os dias, inclusive nos fins de semana, o grupo realiza a capinação e remove o mato acumulado, combatendo os focos de muriçocas. Também são utilizados inseticidas biológicos, como o larvicida, que não agridem o meio ambiente. As ações se concentram em áreas críticas, como a Ponte França Cirino, no bairro Santo Antônio; Novo Atacarejo, Ponte Nova, Pontilhão, LM, Cohab I e Floresta.
De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde, Nilson Monteiro, a estratégia tem sido eficaz. “Estamos atuando de forma contínua e estratégica. Sabemos do incômodo que as muriçocas causam e, por isso, temos intensificado o combate aos criadouros para garantir mais conforto à população. Em menos de 30 dias, já tivemos bons resultados e, em breve, teremos ainda mais novidades para os belo-jardinenses”, garantiu.
Em paralelo, o carro fumacê também segue atuando na cidade, passando diariamente, de segunda a sexta-feira, conforme o cronograma mensal. O trabalho das equipes da Vigilância em Saúde permanece ativo e continuará até que a situação esteja completamente normalizada.