Prefeitura de Belo Jardim reinaugura bloco cirúrgico do Hospital Júlio Alves de Lira após revitalização completa
A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Saúde, reinaugurou, nesta sexta-feira (11), o bloco cirúrgico do Hospital Júlio Alves de Lira, após uma ampla revitalização, com investimento de aproximadamente R$ 200 mil. A nova estrutura leva o nome de uma técnica de enfermagem que atuou por mais de 14 anos no hospital e na UPA 24h, e faleceu vítima da Covid-19, como forma de reconhecimento ao seu legado na saúde pública local.
O bloco cirúrgico conta com três salas e áreas específicas que garantem a segurança dos procedimentos, como sala de indução anestésica, recuperação, esterilização, arsenal e paramentação. Também há espaço para a limpeza de materiais. As cirurgias incluem histerectomia, colecistectomia, hernioplastia, cesarianas e laqueaduras, com atuação de cirurgiões gerais e obstetras.
Durante a cerimônia de reinauguração, o prefeito Gilvandro Estrela destacou a importância do investimento: “Essa entrega representa nosso compromisso com a saúde e o cuidado com a população. Revitalizar o bloco cirúrgico é dar mais dignidade e qualidade no atendimento a quem mais precisa.” A secretária de Saúde, Aline Cordeiro, também celebrou a conquista: “É uma grande vitória para a rede municipal de saúde. Estamos entregando uma estrutura moderna, segura e pronta para atender com excelência os nossos pacientes.”
As cirurgias no bloco cirúrgico são realizadas por meio de encaminhamento médico. O processo começa com consulta na Policlínica Professor Ulisses Lima, onde o paciente passa por triagem. Cirurgias gerais são agendadas pelo cirurgião da unidade, enquanto procedimentos ginecológicos e obstétricos, como histerectomias e cesarianas, são encaminhados pela equipe da Clínica Materno Infantil. Esse fluxo garante segurança e a indicação correta dos procedimentos.