Projeto “Cuidar de Quem Cuida” promove ação em alusão ao Mês do Autismo no Parque Janelas para o Rio
Criando espaços para o diálogo e promovendo a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura de Belo Jardim realizou, nesta sexta-feira (4), uma programação especial no Parque Janelas para o Rio, por meio do projeto “Cuidar de Quem Cuida”, da Secretaria de Educação, Esportes e Tecnologia. A ação foi em alusão ao Mês do Autismo e contou com a participação de 400 alunos de 11 escolas municipais.
O evento incluiu piquenique, musicalidade com o professor Daniel, do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), atividades com os professores do “Movimento na Praça”, jogos, avaliação física, rodas de conversa com as mães dos alunos e psicólogos, além da distribuição de brindes e guloseimas, como pipoca e algodão-doce.
As 11 escolas participantes foram: CEM, Sebastião Cabral, Maria Antonieta, Risoleta Cavalcanti, Manoel Teodoro de Arruda, Sebastião José, Dulce Ramos, Antenor Vieira, Vovó Maria, Castelinho, Inês Barbosa e Alzira Soares de Brito. A ação teve como objetivo reforçar a importância do respeito à diversidade, criando um ambiente acolhedor e acessível para todos, contribuindo para uma sociedade mais justa e empática.
“Hoje estamos comemorando o mês de conscientização do autismo. Tivemos um dia coletivo, mas também realizaremos ações nas escolas. Iniciamos as atividades no dia 2 de março, no CAEE, por meio do projeto ‘Cuidar de Quem Cuida’, que oferece atendimento às mães de autistas. O meu desejo é que ações como essa aconteçam não apenas neste mês, mas ao longo de todo o ano. Nossa sociedade precisa ser acolhedora e inclusiva”, afirmou a gerente de Modalidades, Sandra Regina.