Belo JardimDestaquesPrincipais Notícias

Projeto leva formação gratuita para artistas e produtores culturais de Belo Jardim e região

Com a metodologia “Empreender na Cultura: O Jogo”, o projeto utiliza a gamificação para trabalhar três eixos centrais. Nesta edição, também serão abordados temas com foco nos novos editais da PNAB e da Lei Rouanet no Nordeste

Fazedores de cultura de Belo Jardim e cidades vizinhas do Agreste pernambucano podem participar de uma formação gratuita, a partir do projeto “Empreender na Cultura é um Negócio Viável”. A ação, que será realizada no Instituto Conceição Moura, está com inscrições abertas por meio do Instagram @ligacriativa, e as aulas acontecerão nos dias 22 de maio, 5 e 6 de junho.

Voltada para artistas, técnicos da cultura, produtores culturais, estudantes de arte e demais interessados no tema, a formação prioriza a participação de mulheres (cis ou trans), pessoas negras e pardas, pessoas com deficiência auditiva, motora, baixa visão ou mobilidade reduzida, além de artistas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O projeto utiliza a metodologia do “Empreender na Cultura: O Jogo” para incentivar o empreendedorismo cultural, com foco em três eixos principais: desenvolvimento pessoal, estruturação do negócio/carreira e financiamento à cultura. A iniciativa é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet e da Liga Criativa, com patrocínio do Grupo Moura e apoio do Instituto Conceição Moura.

As aulas, conduzidas por Eliz Galvão, da Liga Criativa, serão desenvolvidas com uma proposta de gamificação que estimula uma participação mais ativa, interativa e colaborativa. A metodologia envolve explanações teóricas, dinâmicas em grupo, exercícios práticos individuais e análise coletiva de casos. Durante o curso, a facilitadora adapta os conteúdos conforme o perfil e o nível de conhecimento dos participantes.

“Nossa formação já passou por várias regiões do estado e agora chega a Belo Jardim para fortalecer a produção local do Agreste. Nesse encontro, também vamos abordar pontos importantes para quem deseja aprovar projetos nos novos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e da Lei Rouanet Nordeste, com previsão de abertura em junho”, destaca Eliz Galvão, facilitadora e idealizadora do projeto.

LEIA TAMBÉMCMV Ágape inaugura em Belo Jardim com evento histórico e show gratuito de Ivaldo Dias neste domingo (18)

SOBRE O EMPREENDER NA CULTURA:

A formação foi criada com base na trajetória de Eliz Galvão e da Liga Criativa, que precisou se reinventar durante a pandemia. O curso reúne aprendizados, erros e acertos acumulados ao longo de 14 anos de atuação no mercado cultural. A metodologia “Empreender na Cultura: O Jogo!” já foi aplicada em diversas cidades pernambucanas, como Petrolina, Nazaré da Mata, Caruaru, Goiana, Arcoverde, Glória do Goitá, Serra Talhada, Vicência, Limoeiro e Recife.

SERVIÇO

Curso presencial “Empreender na Cultura é um Negócio Viável”

Inscrições: Instagram @ligacriativa

Período: Até o preenchimento das vagas

Aulas: 22 de maio, 5 e 6 de junho

Informações: @ligacriativa / WhatsApp (81) 99813-0124

Valor: Gratuito