Pacto Pela Vida” ganha reforço no Recife

O governador Eduardo Campos (PSB) resumiu como “um gesto de ousadia, inovação e coragem política da gestão municipal” o anúncio do lançamento do “Pacto pela Vida do Recife”, feito pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) na manhã desta quarta-feira (17), em cerimônia realizada no auditório do Banco Central, no bairro de Santo Amaro.

De acordo com o governador, o know how adquirido por Geraldo Julio, que esteve a frente do Pacto pela Vida por mais de dois anos na Secretaria de Gestão e Planejamento, serviu para alavancar o projeto municipal. “No primeiro ano, lá em 2007, desenhando o ‘Pacto’, trazendo gente de todas as experiências mundo afora, fazendo seminários. A gente não tinha nem perto do que vocês têm aqui com seis meses. Fico feliz de ver o passo largo que vocês já deram”, disse Eduardo.

O programa segue os moldes do que é realizado no âmbito estadual, com um modelo de gestão com quatro câmaras setoriais e reuniões de acompanhamento e medições semanais. “É uma concepção de uma política pública estruturada que valoriza a prevenção, a mediação de conflitos, a conquista de direitos. Gesto de ousadia, inovação, de coragem política da gestão municipal sobre um tema muito presente na vida brasileira, sobretudo nas últimas duas décadas”, destacou o governador.

Eduardo finalizou seu discurso ressaltando as conquistas desde a implantação do programa, em 2007, entre as quais a premiação da Organização das Nações Unidas (ONU) em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na área da Segurança Pública, em junho deste ano. “Você pega o mapa do Nordeste, recorta de 2002 para 2012, não tem um estado que tenha reduzido a criminalidade. Só tem um: Pernambuco. Não é por acaso. É porque tem trabalho. Você imagina o que é isso moendo com as prefeituras se engajando na mesma proporção?”, colocou.

  Escrito por Magno Martins,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.