Projeto de educação ambiental é inaugurado em Belo Jardim

 moura

Aprender brincando. Esta é a proposta do Planeta do Bem, projeto da Baterias Moura, em Belo Jardim, a ser inaugurado em abril, parte do braço social da empresa, o Instituto Conceição Moura. Quem visitar o espaço receberá dicas e instruções, de forma lúdica e interativa, sobre reciclagem, consumo consciente de água e energia, biodiversidade e clima.

 Em parceria com o Espaço Ciência, o Planeta do Bem espera receber 80 pessoas por semana, alcançando uma média de quatro mil visitantes ao ano. O projeto pretende contemplar, prioritariamente, crianças do Ensino Fundamental e conta com cinco salas temáticas: Sala Água, Sala Clima, Sala Reciclagem, Sala Energia, Sala Biodiversidade, além de ter uma sala de vídeo e espaço para uma caminhada ecológica.

 As atividades e brincadeiras serão orientadas por dez profissionais e também pelos mascotes do Planeta do Bem: Jamal, Volt, Guaraci, Arerê e Iguaçu que reforçam a importância dos temas abordados no Espaço. Para fechar a visita, as crianças irão fazer um juramento para proteger o planeta, comprometendo-se assim a tomar atitudes sustentáveis, despertando a consciência de preservação da natureza desde a infância.

 Para o Coordenador de Responsabilidade Social da Moura, Jorge Baraúna, a ideia do Planeta do Bem é despertar na comunidade a importância deste tema, que é uma obrigação de todos. “Nossa intenção é ter representantes que sejam multiplicadores do que iremos ensinar no Planeta do Bem. O formato de ensino será bastante lúdico, a fim de despertar maior interesse nas crianças pelo tema”, explica.

 O diretor de Sustentabilidade da empresa Arnolfo Menezes acredita que a educação é o melhor caminho para ensinar crianças sobre o cuidado com o meio ambiente. “No projeto, teremos uma trilha onde serão abordados temas específicos como água, clima, energia e biodiversidade através de exemplos práticos e interativos que visam tornar essa experiência única e marcante”, destacou Menezes.

 O Planeta do Bem passa a compor o Instituto Conceição Moura (ICM). Apoiado pela Baterias Moura, surgiu em 1999 com o objetivo de prestar assistência social aos moradores de Belo Jardim (PE), cidade onde foi fundada a Moura, por meio de trabalhos voltados ao meio ambiente, educação e arte.

 TECNOLOGIA – A Sala Biodiversidade vai trabalhar a fauna e a flora. Para isso, contará com a tecnologia de Realidade Aumentada, que permite envolver a realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real. Ou seja, as crianças irão conseguir interagir com animais como Tucano, Tatu Bola e Macaco – só que estes serão em 3D.

 ARTESANATO – Dentro da casa do Planeta do Bem, serão vendidas peças de artesanato feitas com material reciclado. As peças são todas confeccionadas por artesãos locais já participantes do centro de artesanato Tareco & Mariola (parte do ICM), na entrada da cidade de Belo Jardim. Esta é mais uma forma de reconhecer o trabalho destes artesãos e valorizar as criações locais.

 

SERVIÇO – Escolas interessadas devem entrar em contato:

Telefone: (81)  3726-3817 17

E-mail: [email protected]

convite A5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.