Centrais Sindicais se unem para o Dia Nacional de Lutas

cut

O Dia Nacional de Lutas que está sendo preparado pelas centrais sindicais para acontecer na próxima quinta-feira (11) começa a ganhar corpo com a confirmação de que várias categorias devem aderir ao protesto, com greves e manifestações. Haverá paralisação desde o setor de transportes até construção pesada, que deve afetar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Também se preparam para o dia categorias de serviços – como bancos – e da indústria, como metalúrgicos, petroleiros, mineradores e químicos. Boa parte dos sindicatos patronais diz desconhecer o movimento, mas já há manifestações de setores como a indústria se posicionando contrariamente à mobilização.

Segundo a Central Única dos Trabalhadores, bancários, químicos e petroleiros da capital paulista são algumas das categorias que já confirmaram presença no local. “A adesão está muito forte. Muitas categorias já definiram pela paralisação”, reforça Adi Santos de Lima, presidente da CUT-SP.

O objetivo do que vem sendo chamado pelos sindicatos de “Dia Nacional de Lutas” seria sensibilizar os governos da chamada pauta trabalhista (que inclui o fim do fator previdenciário, carga de 40 horas semanais de trabalho, reajuste para os aposentados), além de cobrar mais investimentos em áreas como saúde, educação e transporte.

  Escrito por Magno Martins,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *