ACADEMIA UP FITNESS – Saiba quais alimentos podem fazer parte do seu cardápio antes e depois da atividade física

mh_interna_92797362

A malhação deve estar aliada a boa alimentação para obter melhores resultados, isso não é segredo pra ninguém. O que muitas pessoas não sabem é que alguns alimentos acabam agindo como vilões em nosso organismo, dificultando a boa digestão e o desempenho da atividade física.  Então, fica a dúvida: O que eu posso comer antes e depois do treino, sem culpa e de maneira correta?
É claro que tudo depende do treino e da carga de cada atividade física, mas em geral, exercícios com séries repetitivas (como alongamentos, musculação e spinning) exigem alimentação baseada em carboidratos.
Independente do horário escolhido para malhar (manhã ou noite), o ideal é que antes do treino, a pessoa não opte por fibras. “Antes de iniciar uma atividade física, recomenda-se evitar a ingestão de alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras por que eles retardam o processo de digestão, deixando a pessoa com a sensação de estar de barriga cheia e pesada”, diz a nutricionista Andréa Cherem Guimarães. Então, a barrinha de cereal, a granola, a aveia, a linhaça, frituras, gorduras de origem animal e vegetal não são boas opções antes do treino.
A alimentação varia de acordo com os objetivos do esportista, mas basicamente existem algumas diferenças na alimentação para os aeróbicos e para os adeptos da musculação. A demanda calórica da dieta e as quantidades de proteína, carboidratos, gorduras e nutrientes no pré e pós treino mudam de acordo com a modalidade escolhida.
O Dr. Guilherme Matta, nutricionista e especialista em nutrição esportiva, classifica cada pessoa e seu objetivo. “Aqueles que desejam emagrecer, devem evitar a ingestão de carboidratos de alto índice glicêmico (pães brancos, bolachas, bolos, açúcar, chocolates, geléia) antes do treino. Estes alimentos aumentam muito a glicemia e dificultam a queima de gordura durante o treino.
Sugiro que comam carboidratos integrais e frutas, sem deixar de incluir uma boa proteína isenta de gordura, como queijos magros, iogurtes e peito de peru”, diz Guilherme. Para aqueles que desejam apenas manter a forma ou não ganhar peso, o ideal é ingerir carboidratos integrais, frutas ou proteínas, tanto no pré como no pós treino.
Os alimentos com melhor digestão, ideais para consumir tanto antes quanto depois do treino são: pães brancos ou integrais, frutas, leites desnatados ou de soja, queijos.
Aqueles que treinam de manhã, podem se alimentar com sanduíches integrais com queijo branco, peito de peru ou frango desfiado. Sucos naturais, iogurtes e frutas também são boas opções, todas elas, claro, com quantidade adequada para cada tipo de pessoa e objetivo. “Quem malha após o lanche do pré treino, é necessário dar um intervalo de 20 a 40 minutos antes de iniciar as atividades”, alerta o nutricionista.
Carboidrato pode? 
O Dr. Guilherme afirma que sim, mas deve ser avaliado pelo nutricionista o tipo de carboidrato e quantidade liberada pra cada caso. O excesso, em alguns casos, pode levar o treino por água abaixo, assim como o tipo de carboidrato pode atrapalhar muito no objetivo do praticante.
Basicamente tanto pães quanto frutas e iogurtes podem ser usados no pré-treino, ambos irão dar energia para a atividade. Consulte um nutricionista, ele irá achar a melhor opção no seu caso.
Beba
“Os líquidos também auxiliam o corpo, recompondo as energias gastas. A água hidrata o organismo e repõe o líquido perdido durante o treino, já o isotônico tem a função de repor os nutrientes”, afirma Andréa.
Atenção!
Malhar de barriga cheia retarda todo o processo de digestão e pode causar mal estar, como enjôo, vômitos, queda de pressão e hipoglicemia. O mesmo acontece para quem malha sem comer nada. O ideal é balancear as refeições e respeitar os intervalos antes de iniciar seu treino.  Se o horário da sua aula for bem cedinho, logo após o café da manhã, opte por algo leve para não atrapalhar seu desempenho e sua saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *