Velocidade prometida de banda larga quase nunca é cumprida

A Proteste, uma associação de defesa dos direitos dos consumidores, realizou 1.448 testes no Rio de Janeiro e em São Paulo e constatou: em 73% dos casos, a velocidade contratada junto às empresas de banda larga não é cumprida. Ao menos é o que revela o estudo divulgado na última terça-feira.

Segundo as regras da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é de obrigação dessas empresas oferecer uma velocidade mínima para a banda larga. O índice de conexão deve ser de, pelo menos, 40% do total que foi contratado, levando em consideração 95% das tentativas de acesso.

Entretanto, milhões de brasileiros afirmam contratar serviços de banda larga com qualidade abaixo do anunciado. De acordo com o estudo, o resultado é ainda pior para os consumidores de menor poder financeiro, que durante boa parte do mês recebem conexão de baixa qualidade.

O órgão realizador dos testes, em parceria com o site Minha Conexão, lançou uma ferramenta que pode auxiliar bastante o consumidor a verificar online o produto que está chegando em sua casa. Basta acessar o site www.testeminhainternet.com.br, fazer um cadastro, fechar todos os programas, sites e aplicativos que estiverem consumindo a banda e checar a velocidade da internet. Faça o teste e descubra se você tem reais argumentos para contestar.

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