Seres transfere 100 presos de Caruaru após rebeliões e mortes em presídio.

Secretaria não informou unidades para onde detentos serão transferidos.
Duas rebeliões foram registradas, com seis mortos e 21 feridos – segundo PM.

Cem presos devem ser transferidos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A ação ocorre após duas rebeliões que deixaram seis mortos e 21 feridos, segundo a Polícia Militar. A Secretaria Executiva de Ressocialização disse por meio de nota na tarde desta segunda-feira (25) que, por questões de segurança, não pode informar para quais unidades os detentos estão sendo remanejados.

Após a rebelião registrada de manhã na unidade prisional, o Batalhão de Choque da PM realizou uma nova revista no local. A Polícia Militar informou que a busca foi concluída, já a Seres disse ao G1 que a inspeção ainda está em andamento.

A Secretaria disse que equipes de engenharia do Sistema Penitenciário estão no presídio “fazendo levantamento detalhado de todas as intervenções necessárias para recuperar as áreas danificadas no sábado (23)”. Um mutirão de limpeza foi iniciado e começou a recolher entulho e material queimado, segundo a Seres.

“Alguns espaços da unidade estão sendo adequados para servir de alojamento para os reeducandos. As intervenções para reforma da unidade devem começar nesta terça-feira (26)”, de acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização.

Segunda rebelião
Após a rebelião desta segunda-feira, os detentos ficaram no pátio da unidade, conforme a assessoria da Seres. Não houve nenhuma morte na confusão registrada na manhã, conforme a Seres. No sábado (23) ocorreu uma rebelião na mesma penitenciária – que registrou seis mortos e 11 feridos.

A assessoria da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informou que no domingo (24) foram transferidos 11 presos por questões de segurança. Já a Ordem dos Advogados do Brasil em Caruaru disse que ontem à tarde foram transferidos mais 13 presidiários.

Fonte: Caruaru