Estado chama atenção para reforço de vacinação por causa da Olimpíada.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco chama a atenção para a necessidade de reforço na vacinação contra a caxumba, rubéola e sarampo. O comunicado do governo foi motivado pelo aumento de fluxo de visitantes no Brasil, principalmente estrangeiros, no período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, que  ocorrem este mês.

Por isso, nesse período, a Vigilância Epidemiológica do Estado vai monitorar a possibilidade da ocorrência de algumas doenças transmissíveis,  como vem  acontecendo em outros países. O estado lembra que uma única vacina, a tríplice viral, protege contra as três doenças.

Ela deve ser aplicada nas crianças aos 12 meses. Após essa dose, é feito um reforço aos 15 meses com a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Para as crianças acima de 2 anos que não foram vacinadas aos 12 meses, a indicação é aplicar a tríplice viral em duas etapas, com intervalo de 30 dias entre elas. Adultos, a partir dos 20 anos e até os 49 anos, não imunizados ou que não sabem se foram vacinados, devem procurar os postos de saúde para se prevenir.

Em Pernambuco, há quase dois anos não há registros de sarampo. O estado notificou 26 casos entre 2013 e o início de 2014. Em julho, a Organização Pan-Americana de Saúde declarou que o Brasil estava livre da doença.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização da SES, Ana Catarina de Melo, ressalta que mesmo assim, com dados positivos, é necessário manter  a imunização.

A caxumba vem sendo registrada em alguns estados brasileiros. Em Pernambuco, houve surtos Pernambuco há alguns anos. De acordo com o Ministério da Saúde, 85% dos adultos não vacinados poderão ser acometidos pela doença, sendo que um terço dos infectados não apresentará sintomas.

Em relação à rubéola, houve registros de circulação da doença na China. No Brasil, não há notificações desde 2008.

Fonte: G1 Caruaru