Em PE, polícia militar garante reforço de segurança em locais com pokémons

Rondas serão intensificadas em locais em que há mais bichos virtuais. Corporação também divulgou dicas para caçada com segurança.
Depois da chegada do aplicativo Pokémon Go no Brasil, na última quarta (3), uma multidão de usuários passou a caçar os bichinhos virtuais em ruas, praças e outros locais públicos. A diversão é virtual, mas os riscos são reais e, por isso, a Polícia Militar de Pernambuco divulgou, nesta sexta (5), uma série de orientações para os jogadores.
Segundo a corporação, os locais em que há maior concentração de personagens virtuais terá aumento de rondas dos policiais. De acordo com a PM, as rondas com patrulhas serão intensificadas nestas áreas. No Recife, por exemplo, locais como o Marco Zero, no Centro, são pontos de grande aglomeração de jogadores. De acordo com a corporação, os outros locais em que haverá reforço nas rondas não serão divulgados por questões de segurança.
Além do reforço na patrulha, a PM também reforçou as recomendações para jogar com segurança. Não expor equipamentos eletrônicos e ter atenção ao caminhar por calçadas e ao atravessar ruas e avenidas são algumas das dicas da corporação. Ainda de acordo com a PM, é importante estar em grupo ao jogar em ambientes públicos e ter pelo menos uma pessoa atenta aos arredores do percurso.
Além de contemplar os usuários do game, a PM também faz um alerta a quem não usa o app e pede para que moradores e comerciantes não permitam a entrada de estranhos que aleguem estar buscando Pokémons. Confira a lista completa de recomendações:
– Não exponha equipamentos eletrônicos (smartphones, tablets);
– Atenção ao atravessar ruas e avenidas;
– Atenção aos desníveis nas calçadas, para evitar acidentes;
– Respeite a residência dos outros na busca das figuras virtuais;
– Respeite os limites privados, principalmente os relacionados a gêneros (masculino/feminino);
– Procure jogar em grupo, com pelo menos um integrante atento aos arredores do trajeto;
– Aos moradores/comerciantes: não permita ingresso de estranhos em suas residências/estabelecimentos, alegando estarem na busca de Pokémons.
Metrô do Recife
Devido à febre do jogo na capital pernambucana, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) também faz um alerta aos usuários do metrô. De acordo com o órgão, algumas das estações são “Pokéstops” ou ginásios, pontos em que o treinador pode adquirir “Pokébolas” ou duelar com os bichinhos virtuais.
Por isso, a Companhia reforça a necessidade de evitar ultrapassar a faixa amarela nas plataformas para evitar acidentes. O metrô também recomenda evitar descer aos trilhos para caçar os Pokémons e ter atenção aos pertences durante a caçada.
Por meio de redes sociais, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) também alertou os jogadores sobre os riscos de entrar em subestações para capturar os bichos virtuais. A concessionária ainda pediu para que os “mestres”, como são conhecidos os treinadores dos Pokémons, evitem jogar em áreas próximas a postes e redes de transmissão para evitar acidentes.
Fonte: G1 Pernambuco