Câmara aprova o texto-base da reforma do Ensino Médio

Mendonça Filho - foto Beto Oliveira - Agência Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem (7), por 263 votos a favor, 106 contra, e 3 abstenções, o texto-base da Medida Provisória nº 726/2016 que altera a grade curricular do ensino médio no país.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, que acompanhou a votação na Câmara, ficou satisfeito com o resultado.

“O último resultado do Pisa demonstra claramente a falência do ensino médio brasileiro e a gente precisa gerar perspectivas de futuro, valorizar a flexibilidade do ensino e o protagonismo do jovem na definição da sua própria trajetória rumo à educação técnica profissionalizante ou rumo à universidade”, declarou o ministro.

Segundo ele, o ensino médio brasileiro precisa ser mais atrativo para o jovem, motivo pelo qual a Câmara Federal agiu corretamente “para que a gente possa modernizar a educação em nosso país”.

Na próxima semana serão votados os destaques e depois o projeto seguirá para votação no plenário do Senado. A validade da MP se encerrará no próximo mês de março.

O ministro lembrou que a discussão em torno da reforma do ensino médio está em curso no Brasil há mais de uma década. Mas somente agora, na gestão de Michel Temer, o governo federal entrou em ação e editou uma Medida Provisória tratando da questão.

Ele disse também que os dados do ensino médio são preocupantes, considerando que os jovens de hoje sabem menos matemática e português do que sabiam na década de 1990.

“Há um diagnóstico consensual de que a educação brasileira e principalmente o ensino médio estão na UTI. Por isso, exigia-se providência imediata”, acrescentou.

A proposta do novo Ensino Médio visa a flexibilizar o currículo escolar, ampliar a jornada e reforçar o ensino profissionalizante. Além disso, busca melhorar a gestão escolar, o peso e a divisão dos recursos públicos alocados para a área da educação.

Além disso, valoriza a formação dos professores e dá mais liberdade para que o estudante escolha as áreas de conhecimento de seu interesse, de acordo com sua vocação ou projeto de vida.

fonte: inaldo sampaio