Ibope: brasileiros confiam mais na mídia impressa

jornal

Pesquisa feita pelo Ibope por encomenda da Secretaria de Comunicação da Presidência da República constatou que a maioria dos brasileiros confia mais nos jornais impressos do que nas mídias sociais.
Confiam sempre, ou muitas vezes, nas notícias publicadas em jornais 59% dos brasileiros, ante 57% e 54% dos que confiam em rádio e TV, respectivamente.
Os entrevistados se dizem mais desconfiados, contudo, quando as informações são de sites, blogs e redes sociais porque muitos não primam pela imparcialidade e estão a serviço de grupos políticos.
Em relação aos sites, por exemplo, 62% responderam que confiam pouco no que é publicado. Já os blogs são acreditados por 54% dos entrevistados.
O Ibope constatou também que o tempo médio de leitura dos jornais impressos é de uma 1 hora e 10 minutos e que eles geralmente são comprados em bancas de revistas.
A pesquisa também chegou à conclusão de que a TV é o meio de comunicação mais acessado no Brasil, especialmente a Rede Globo que é líder absoluta de audiência.
Quando às emissoras de rádio, dois de cada três entrevistados disseram que são ouvintes desses meios de comunicação, sendo que quase 50% responderam que os escutam todos os dias.
O Ibope entrevistou 15.050 brasileiros para fazer essa entrevista, que servirá de subsídio à Secretaria de Comunicação da Presidência da República.