Espírito Santo soma 121 mortes em 7 dias sem PM nas ruas, diz sindicato

A crise na segurança pública chega ao 7º dia e o Espírito Santo continua sem policiais. Uma onda de violência deixou 121 mortos até as 10h desta sexta-feira (10), segundo o Sindicato dos Políciais Civis do Espírito Santo (Sindipol). Desde o início da crise, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp-ES) não divulga números de homicídios.

Na madrugada desta sexta, as mulheres de PMs não entraram em acordo governo do estado e seguem ocupando a frente dos batalhões, no estado, impedindo a saída do PMs. Mais de 1700 homens das Forças Armadas e Nacional estão nas ruas e, segundo o Exército, serão 3000 até fim de semana.

A Federação do Comércio atualizou os números do prejuízo com a crise. E, até esta sexta-feira, o prejuízo com o comércio fechado desde segunda-feira (6), chega a R$ 300 milhões. Mais de 300 lojas foram saqueadas no estado, sendo 200 só na Grande Vitória. O presidente da Federação, José Lino Sepulcri acredita que 20% das lojas abriram nesta sexta-feira na Grande Vitória.

Desde a saída dos PMs das ruas, a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Vitória contabiliza mais de 170 veículos roubados. Só na segunda-feira (6), foram abertas mais de 200 ocorrências nesta delegacia. Nesta sexta-feira, policiais civis participam de uma megaoperação para recuperar carros que foram roubados e estão abandonados na região metropolitana.

O que funciona?
Escolas, postos de saúde e ônibus seguem sem funcionar na Grande Vitória e em outras regiões do Espírito Santo. O movimento pede aumento salarial e melhores condições de trabalho, e tem sido liderado por familiares dos PMs, que impedem a saída dos policiais dos quartéis.

Veja o que funciona nesta sexta-feira:

Sistema Transcol
De acordo com o Sindirodoviários, nenhum ônibus deixará as garagens hoje.

Entidades empresariais
Fecomércio, CDL Vitória e Sindilojistas: A orientação é para que os lojistas abram gradativamente seus comércios, caso as circunstâncias de segurança permitam.

Federação da Indústria (Findes): Não funciona nesta sexta-feira

Supermercados
Segundo a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), a decisão de abrir ou não é definida por cada supermercado. No entanto, a recomendação é que todas as redes voltem a funcionar, conforme as condições de segurança. Em comunicado, a Fecomércio garantiu que não faltará mercadorias nos supermercados do estado.

Correios
Estarão abertas apenas as Agências de Correios do Shopping Norte Sul e do Shopping Praia da Costa, na Grande Vitória. Parte das Agências de Correios do interior do estado estará fechada. Os Correios informam que a distribuição postal está ocorrendo em regime de contingência em função da falta de segurança e de transporte público. Os municípios não afetados pela insegurança estão sendo atendidos normalmente com distribuição postal.

Postos
O Sindipostos-ES orienta que os postos de combustíveis paralisarem suas atividades até que tudo se normalize. Mas, segundo a entidade, a decisão de paralisar as atividades caberá individualmente a cada revendedor.

Aeroporto de Vitória
Mantém suas atividades normais, com voos em horários previstos.

Bancos
Banestes: O atendimento está sendo realizado de forma parcial, somente com a presença ostensiva da vigilância privada.

Banco do Brasil: Não há definição sobre a abertura das agências nesta sexta-feira.

Itaú Unibanco: Não há definição para hoje. Na quinta-feira, as agências não abriram

Santander: Não há definição.

Caixa Econômica: Agências estarão fechadas aguardando as condições de segurança pública para retomada dos seus serviços

Sicoob: O Sicoob aguarda o desfecho do movimento dos policiais militares e o restabelecimento dos transportes públicos para decidir o funcionamento das agências nesta sexta-feira.

Rodosol
Fechou as cabines de cobrança dos pedágios da Terceira Ponte e Guarapari quinta às 18h e reabriu sexta às 6h.

Shoppings
Shopping Vitória: O funcionamento das lojas, estandes e praça de alimentação continuará facultativo nesta sexta-feira, das 10h às 16h.

Shopping Jardins: Trabalhará em horário especial, das 10h às 18 h, com todas as lojas abertas e cinema conforme programação no site. Para isso o estabelecimento conta com sua segurança reforçada para garantir a proteção de seus clientes e colaboradores.

Shopping Vila Velha: Funcionará em horário especial e facultativo. Áreas de alimentação e lazer estarão abertas das 10h às 18h e o Carrefour das 10h às 20h

Shoppings Mestre Álvaro, Moxuara, Montserrat e Praia da Costa: Para os Shoppings da Sá Cavalcante, o horário de funcionamento será facultativo das 10h às 16h. O Grupo ressalta que, aos poucos, o movimento de pessoas vem sendo restabelecido.

Shopping Boulevard Vila Velha: Manterá o horário normal, das 10h as 22h, com funcionamento facultativo para as lojas. Entretanto, caso se avalie que ainda há riscos para o trabalhador, irá fechar mais cedo.

Shopping Norte Sul: As lojas e Praça de Alimentação vão funcionar de 11h até as 17h.

Lojas de Rua
Lojas de centros comerciais como Laranjeiras, Campo Grande e Centro de Vitória devem reabrir gradativamente, conforme as condições de segurança. Esta é a recomendação é das entidades ligadas ao comércio. As lojas do Polo Moda Glória, em Vila Velha, novamente abrirão das 9h às 15h.

Órgãos públicos

Fóruns da Grande Vitória: O expediente está suspenso nesta sexta-feira.

MPF/ES: O expediente está suspenso nesta sexta-feira.

Ministério Público (MPES): funcionará em esquema de plantão em todo o estado, de 12h às 18 horas.

Tribunal de Justiça (TJ-ES): Não haverá expediente nesta sexta-feira.

Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES): Não haverá expediente nesta sexta-feira.

Assembleia Legislativa (Ales): Não haverá expediente.

Escolas com aulas suspensas
Rede estadual: As aulas nas escolas da região metropolitana estão suspensas. Nos municípios do interior, as atividades letivas estão mantidas, com exceção de algumas unidades

Ifes: Funcionarão normalmente os campi: Alegre; Centro-Serrano; Ibatiba; Montanha; Nova Venécia (as atividades serão encerradas às 17h50); Venda Nova do Imigrante;

Campi sem aulas mas com atividades administrativas: Aracruz e Barra de São Francisco.

Atividades suspensas na sexta-feira (10) e no sábado (11): Cachoeiro de Itapemirim (a Coordenadoria de Registro Acadêmico irá funcionar das 7h às 13h); Cariacica; Guarapari; Itapina; Linhares; Piúma; São Mateus; Serra; Viana; Reitoria

Campi com atividades suspensas por tempo indeterminado: Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor); Colatina; Santa Teresa; Vila Velha; Vitória

Ufes: Alegre volta às aulas. A suspensão das aulas permanece mantida para os campi de Goiabeiras, Maruípe e São Mateus, além dos 27 polos de apoio presencial de educação a distância. Na manhã desta sexta-feira (10), haverá uma reunião na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), tendo como pauta os procedimentos para manutenção ou adiamento do calendário de matrículas presenciais dos estudantes pré-matriculados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao final da reunião, um comunicado oficial será emitido.

UVV: aulas suspensas

Emescam: aulas suspensas

Unesc: aulas suspensas

Leonardo da Vinci: aulas suspensas

Darwin: aulas suspensas

Sesi:/ Senai: aulas suspensas nesta sexta-feira. . As aulas de reforço para o Enem, que acontecem aos sábados, também estão suspensas

UP Centro Educacional: aulas suspensas

Prefeituras

Vitória: O expediente em todas as repartições municipais continuará suspenso. Com isso, não funcionarão escolas municipais, unidades de saúde e parques. Apenas as atividades da Guarda Municipal e essenciais de limpeza continuam mantidas.

Vila Velha: As escolas continuam com as aulas suspensas e o atendimento em saúde será concentrado no Pronto Atendimento da Glória. A coleta de lixo também ficou prejudicada. Por outro lado, as feiras livres continuam ocorrendo nos bairros e a Ouvidoria Municipal está atendendo, por telefone, das 8 horas às 18h.

A Ouvidoria Municipal está funcionando normalmente, das 8 horas às 18h. Pelo telefone 0800-283-9059 o cidadão obtém informações sobre o funcionamento dos serviços.

A Secretaria de Assistência Social de Vila Velha manterá um plantão especial para atender os munícipes que necessitem do auxílio-funeral. O atendimento é realizado por plantão telefônico: 9.9717-0868.

Serra: A Prefeitura da Serra suspendeu novamente o expediente. Com isso, todas as escolas e unidades de saúde não funcionarão, assim como demais serviços. Os atendimentos de urgência e emergência vão ocorrer apenas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina e na maternidade da cidade. Sobre a vacinação da febre amarela, a equipe da Saúde vai se reunir para definir a lista de postos que vão oferecer a vacina, assim que voltar às atividades.

Cariacica: Todas as atividades estão suspensas. Assim, as escolas da rede municipal, as unidades de saúde e o Pronto Atendimento do Trevo de Alto Lage não funcionarão. Serviços, como a coleta domiciliar de lixo e a vacinação contra a febre amarela, foram prejudicados pois as equipes de trabalho não puderam ter acesso aos locais de atuação.

Hospitais

Rede Estadual: A secretaria de Saúde informou que os atendimentos ocorrerão normalmente

Unimed: Continuará trabalhando com horário diferenciado hoje.

Hospital Unimed, Hospital-Dia e Maternidade Unimed e pronto-socorros: somente urgência e emergência

Unidade Ambulatorial Hospital Unimed: fechada. Procurar Hospital Unimed

Unidade Ambulatorial de Aracruz: 9h às 17h

Unimed Diagnóstico: Fechado. Urgência procurar o Hospital Unimed

Unimed Oncologia: 9h às 17h

Viver Bem: Fechado

Unimed Personal: Fechado

Centro de Especialidades, Espaço do Cliente e Lojas de Atendimento: Fechados.

Metropolitano: Os pacientes internados e aqueles que precisarem de assistência no Pronto-Socorro serão atendidos. As cirurgias de urgência também vão ser realizadas.

Já as atividades eletivas, como cirurgias programadas, consultas e exames agendados, e as funções administrativas estão suspensas.

HUCAM: Permanece atendendo apenas urgências e emergências. A maternidade está fechada por superlotação.

Santa Rita de Cássia: O quadro de empregados está reduzido, mas todas as áreas assistenciais/emergenciais e de apoio funcionando. Exames eletivos e cirurgias eletivas estão sendo reagendados. As equipes de urgência e emergência do Centro Cirúrgico, assim como do Diagnóstico e Pronto -Socorro estão presentes. O Ambulatório, a Radioterapia e a Quimioterapia estão funcionando.

Fonte: G1.