O quebra-cabeça da Odebrecht

Era uma espécie de quebra-cabeça. Para se compreender a sofisticação do Departamento de Operações Estruturadas da Odebrecht, por onde passaram US$ 3,370 bilhões em oito anos, é preciso conhecer todas as peças guardadas por importantes dirigentes ou os líderes empresariais, como eram chamados. 

Todo o esquema, valores de propinas pagas, beneficiários, senhas e apelidos poderão ser conhecidos agora no computador do ex-diretor Fernando Migliaccio, que está em poder da Polícia Federal, na investigação no âmbito da Lava Jato.

Ele próprio fez essa revelação na acareação da qual fez parte na última sexta-feira com outros dirigentes da Odebrecht, em audiência com o ministro Herman Benjamin, relator no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da ação do PSDB contra a chapa Dilma-Temer por abuso de poder econômico.

Em resposta a uma pergunta do ministro sobre valores de doações em caixa 2 para campanhas, ele disse não se lembrar de memória de tudo, mas que o ministro poderia pedir o computador onde estava acessível toda a estrutura do departamento de propinas da Odebrecht, já à disposição da Polícia Federal.

Migliaccio contou que quando a Operação Lava Jato se aproximou da Odebrecht, ele levou o compurador para a República Dominicana e de lá para a Suiça. Agora, ela autorizou o envio do computador para a Polícia Federal a fim de ajudar a montar o quebra-cabeça da corrupção paga pela Odebrecht. 

No final da acareação, o ministro perguntou a cada um o que eles achavam necessário para impedir que se repitam casos como este de corrupção que o Ministério Público afirma ser sistêmica. Migliaccio disse que essa era uma questão cultural, que a corrupção no Brasil não começou agora e que pretende escrever um livro sobre o departamento de propina da Odebrecht, pelo qual foi o responsável.

Depois de Migliaccio, foi interrogada Maria Lúcia Oliveira que contou já ter pedido demissão da Odebrecht. 

“Eu estava feliz da vida fora do trabalho”, disse ela, informando que num certo dia recebeu um telefonema de Fernando Migliaccio para pedir uma planilha com pagamentos de propina. 

“Eu mandei para ele. Aí, pau… caí na ratoeira”, disse.

Foi assim que a condução coercitiva foi pedida pelo juiz e ela caiu no centro de uma das mais importantes investigações no âmbito na Lava Jato.

Fonte: Magno Martins.