PROJETO TRANSFORMA BIOGÁS LIBERADO PELOS ESGOTOS EM ENERGIA RENOVÁVEL

COMPESAUma parceria entre a Compesa e a Celpe permitirá que o gás metano, liberado durante o processo de tratamento de esgoto, seja transformado em energia elétrica renovável. O projeto desenvolvido pelas duas companhias é pioneiro no Estado e conta com o apoio de pesquisadores da Universidade de Pernambuco (UPE). Estão sendo investidos R$ 4,6 milhões na experiência, que deve durar três anos.

Os estudos em laboratório tiveram início há dois meses. Nessa primeira etapa do projeto, estão sendo levantadas as informações necessárias para que possam ser identificadas as estações de tratamento de esgoto da Compesa com potencial para entrarem na pesquisa. "Nossa expectativa é de que em dois anos o projeto esteja em pleno funcionamento", explica o coordenador de Eficiência Energética da Compesa, Luis Henrique da Silva.

A transformação do metano em energia se dará por meio de biodigestores. Esses equipamentos decompõem a matéria orgânica, gerando assim o gás que funciona como um combustível para o motor. "Usando o metano, esse gás deixará de ser liberado na atmosfera, contribuindo assim para a preservação do planeta", destaca Luis Henrique.

Inicialmente, a potência mínima gerada a partir do biogás, cerca de 200 quilowatts (kW), será utilizada nas próprias estações de tratamento. "Poderemos ter uma economia na fatura mensal de energia das estações envolvidas de até 40% no horário de ponta", estima o coordenador.

Atualmente, vários países da União Européia, em especial a Alemanha, já investem na geração de energia a partir do biogás. No Brasil, são poucas as companhias de saneamento que já possuem algum estudo ou caso prático de geração de energia a partir do esgoto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *