TSE aprova com ressalvas contas de Eduardo Campos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, ontem, com ressalvas, as contas de campanha de Eduardo Campos à Presidência nas eleições de 2014.

Ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos morreu naquele ano em um acidente aéreo em Santos (SP) dois meses antes do primeiro turno da eleição.

Durante a análise das contas, foi discutida a falta do recibo de utilização da aeronave. Por unanimidade, os ministros do TSE entenderam que esse fato não comprometia as contas.

O relator do caso, Luís Roberto Barroso, afirmou que a omissão do documento “afeta a transparência e a confiabilidade a respeito da origem dos recursos”. No entanto, acrescentou o ministro, “deve ser analisada no conjunto da obra”.

Segundo Barroso, a campanha movimentou recursos no montante de R$ 17 milhões e somente duas inconsistências foram encontradas.

A advogada Gabriela Rollemberg, que defendeu o caso, comemorou a decisão, de relevância para biografia de Eduardo Campos. A mesma ligou para o irmão de Eduardo, Antônio Campos, e este elogiou a atuação da advogada.

O voto foi acompanhado pelos ministros Edson Fachin, Jorge Mussi, Tarcísio Vieira Neto, Sergio Banhos e Rosa Weber.