Governo de Pernambuco apresenta à comissão de Meio Ambiente do Senado ações de combate ao óleo nas praias do Nordeste

Governo de Pernambuco apresenta à comissão de Meio Ambiente do Senado ações de combate ao óleo nas praias do Nordeste

O governador Paulo Câmara, acompanhado dos secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, apresentou aos membros da comissão de meio ambiente do Senado e o deputado federal João Campos, que vieram a Pernambuco acompanhar os impactos do óleo nas praias do Nordeste, as ações que o Estado desempenhou até o momento para enfrentar este crime ambiental.

Entre as iniciativas, destacam-se o edital de R$ 2,5 milhões da Facepe para pesquisas e as análises das águas das praias atingidas pelo Itep, órgãos vinculados à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.

O evento contou também com um debate entre os parlamentares e membros da comunidade científica de Pernambuco.”O que tiver de ser feito de prevenção, para que este crime ambiental não tenha um impacto ainda maior, os 85 acadêmicos da Academia Pernambucana de Ciências estão à disposição para colaborar no que for necessário”, destacou o presidente da Academia Pernambucana de Ciências, José Aleixo.

Mediador da mesa redonda, Aluísio Lessa destacou para os parlamentares a importância deste elo entre o Governo do Estado e a Academia. “Desde o primeiro momento em que se identificou as manchas, o governador Paulo Câmara buscou o diálogo com a comunidade científica para realizar ações. Através dessa ponte, o edital da Facepe foi criado. A contribuição científica é fundamental para que a gente reaja a este desastre ambiental”, comentou.