Governo de Pernambuco estimula produção local de protetores faciais para profissionais da Saúde

 AD Diper vai comprar 20 mil unidades desse tipo de EPI, desenvolvido pela Associação das Empresas do Parqtel, e repassá-los à Secretaria Estadual de Saúde

 Recife, 14 de abril de 2020 – A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) está adquirindo 20 mil unidades de equipamentos de proteção individuais – EPIs, do tipo máscara de proteção facial, conhecidas no mercado como face shield, para repassá-las à Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com essa compra, a Agência, que é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, contribuirá com as medidas de enfrentamento emergencial em saúde pública do Governo de Pernambuco, por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19). O investimento na compra será de R$ 250 mil reais. Os destinatários dos protetores faciais serão os profissionais da rede pública de saúde.

Em termos nacionais, tais equipamentos, uma espécie de “escudo” para proteção de todo o rosto contra materiais potencialmente perigosos, estão em falta no mercado. Produtores nacionais estão com demandas comprometidas ou mesmo retidas pelos governos locais, para abastecer a rede hospitalar dos estados onde estão localizados.

“Em função da atual situação do sistema de saúde do estado, com carência desse tipo de material, poderemos estimular o desenvolvimento de uma cadeia local de fornecedores desses protetores faciais”, sintetiza o diretor presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima.

A ação tornou-se possível graças a uma rede formada pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (SECTI), através do Centro de Manufatura Avançada (CMA); das empresas Tron Controles Elétricos e Fabk, membros da Associação das Empresas do Parque Tecnológico de Eletroeletrônica de Pernambuco (Parqtel); do SENAI Pernambuco, da empresa SenFio e voluntários da rede “Hardware PE”.

Esse time multidisciplinar desenvolveu, em tempo recorde, um modelo dentro das especificações da ANVISA, e que demonstrou capacidade de produção em massa para atender à demanda atual da SES, tendo todo o apoio da AD Diper nessa articulação institucional.

O fornecedor desse lote de equipamentos será a Tron Controles Elétricos, uma das 16 indústrias instaladas no Parqtel. “Modificamos nosso rito de contratações para torná-lo mais simplificado e, assim, podermos fazer essa compra da forma mais segura e rápida possível”, completa Abreu e Lima.