Pernambuco contra o Coronavírus

💉 CORONAVAC 💉 | Neste final de semana (19 e 20/06), haverá uma *grande mobilização nos municípios pernambucanos* para vacinar a população que ainda precisa finalizar o esquema vacinal com a *Coronavac/Butantan*. Está previsto para amanhã (18) o recebimento de 65 mil doses do imunizante, que serão enviadas para as 73 cidades que as solicitaram. A orientação é que, além de aplicar a segunda dose em atraso da Coronavac, também sejam convocados aqueles que ainda não foram procurar a segunda dose da Astrazeneca e já passaram do período preconizado, de três meses após a primeira.

👉 A Secretaria Estadual de Saúde reforça a importância da população *verificar nos canais oficiais do seu município* como será a estratégia no final de semana, ou seja, os dias, horários e locais que farão o acolhimento do público.

✅ Ao todo, Pernambuco encaminhou, entre maio e junho, *61.670 doses extras* para as cidades que informaram falta da segunda dose da Coronavac/Butantan.

🛏️ SEM FILA DE UTI 🛏️| O governador Paulo Câmara informou, em pronunciamento hoje (17), que *pela primeira vez em quatro meses a ocupação de leitos de UTI ficou em 87%, zerando a fila de espera por estas vagas no Estado*. Esse resultado é fruto de uma série de medidas restritivas intensificadas desde 7 de dezembro de 2020, além do avanço da vacinação e da expansão da rede de UTIs em Pernambuco, que hoje é a maior das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Confira o pronunciamento do governador 🎥: https://youtu.be/8KKlo24xR1g

📊 INDICADORES 📊 | Continua sendo observada uma *desaceleração dos indicadores da Covid-19 em Pernambuco*. Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) caíram 10% na semana epidemiológica 23 (6 a 12/06), em comparação à semana 22 (30/05 a 5/06). Também houve redução de 16% nas solicitações de leitos de UTI, no acumulado do Estado.

👉 O Agreste apresentou redução de 30% nas solicitações de UTI. A Macrorregião 3 (sedes em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada) conseguiu reverter a tendência de alta e encerrou a semana em estabilidade, com redução de 4%. Já a Macrorregião 4 (parte do Sertão) apresentou leve oscilação, de oito casos a mais.

😷 Ainda que os números estejam mais animadores, o comportamento social de cada um permanece determinante para conter o avanço da doença. *Continue usando máscara, mantenha o distanciamento social e higienize as mãos* com frequência.

🟢 PLANO DE CONVIVÊNCIA 🟢 | A melhora nos indicadores de saúde permitiu a *flexibilização e retomada das atividades econômicas e sociais* no Estado. O Governo de Pernambuco anunciou hoje (17) que, a partir da próxima segunda (21), *todos os municípios poderão avançar no Plano de Convivência* com a Covid-19. Com regras diferenciadas, a medida vale até o dia 27 de junho para a Macrorregião 3 e até o dia 4 de julho para o restante do Estado. Confira as mudanças:

📍 Nas Macrorregiões 1, 2 e 4, (Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e parte do Sertão) o horário de funcionamento de boa parte dos setores *poderá se estender até às 22h durante a semana e até às 21h nos fins de semana*. As academias poderão funcionar até às 22h de segunda a sexta, e até às 18h aos sábados e domingos. Além disso, *museus, teatros e cinemas poderão voltar a funcionar*, assim como a prática de atividades esportivas coletivas. Os eventos corporativos também serão retomados e poderão ser realizados com até 50 pessoas.

📍 Na Macrorregião 3 – que engloba as Gerências Regionais de Saúde com sedes em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada –, *as atividades econômicas poderão funcionar até às 18h*, tanto nos dias de semana como aos sábados e domingos.

🏖️ O funcionamento do comércio de praia, de parques de diversão e temáticos *será decidido pelas prefeituras*, assim como as medidas de fiscalização.

🔬 TESTAGEM 🔬 | Com o objetivo de fortalecer a capacidade e a velocidade de diagnóstico da Covid-19, o *Governo vai distribuir 82,2 mil testes de antígeno na rede de atenção à saúde* de Pernambuco. Deste total, 70 mil serão destinados para 62 cidades com maior número de casos ativos do novo coronavírus, e os outros 12 mil para unidades hospitalares vinculadas à rede estadual de saúde.

🩺 CIRURGIAS ELETIVAS 🥼 | Estão *autorizadas as cirurgias eletivas, nas unidades de saúde públicas e privadas, a partir do dia (18), em todo o Estado de Pernambuco*. Neste primeiro momento, a liberação deve atender procedimentos com anestesia locorregional – anestesia localizada onde o paciente, a princípio, não necessita de intubação – e internação hospitalar. As cirurgias de caráter eletivo que demandam anestesia geral continuam suspensas.

📊 CORONAVÍRUS 📊 | Foram confirmados *3.114 casos de Covid-19 pela SES-PE nesta quinta (17)*, dos quais 95% são leves. Agora, o Estado totaliza 530.077 casos confirmados da doença, número que inclui as 442.186 pessoas já recuperadas.

🔴 A SES-PE também notificou 79 óbitos, ocorridos entre os dias 07/06/2020 e 16/06/2021. *O total de mortes por Covid-19 em Pernambuco é de 17.069*.

📈 BALANÇO DA VACINAÇÃO 📈 | *Pernambuco aplicou 3.694.704 doses da vacina contra a Covid-19*, das quais 2.676.182 foram primeiras doses. Ao todo, 1.018.522 pessoas já finalizaram o esquema vacinal. Mais detalhes sobre grupos prioritários e doses aplicadas no boletim completo: https://cutt.ly/FnCBN3O

📰 OUTRAS NOTÍCIAS 📰

👨🏾‍🏫 FORMA.AI 👩🏾‍🏫 | O governador Paulo Câmara lançou, hoje (17), o *Forma.AI, maior programa estadual de formação de pessoas para as habilidades de futuro*, estruturado para acompanhar a alta demanda por profissionais nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharias, Matemática e Computação. Até 2022, *serão beneficiados mais de 10 mil pernambucanos*, entre estudantes, professores, empreendedores e trabalhadores do setor privado. O programa, que recebeu investimento de R$ 8,12 milhões, ainda alcançará, indiretamente, outras 42 mil pessoas.

👉 “É um programa importante, que vai capacitar tanto os estudantes como os profissionais que já estão no mercado, buscando dar foco prioritário à ciência. É a economia do conhecimento entrando com muita força em Pernambuco, através do poder público”, afirmou Paulo Câmara.

👨🏽‍💻 COMBATE À POBREZA 👩🏽‍💻 |Também foi lançado, hoje (17), o *edital de Contribuição da Ciência e Tecnologia para Redução da Pobreza Extrema em Pernambuco*, cujo objetivo é dar suporte a propostas que utilizem a Ciência e a Tecnologia para apoiar políticas públicas inclusivas. Podem participar pesquisadores doutores vinculados a instituições de caráter educativo, científico ou tecnológico situadas no Estado.

➡️ O formulário eletrônico estará disponível no sistema AgilFAP a partir de amanhã (18). As propostas devem ser submetidas até o dia 28 de junho e os resultados serão divulgados no site da Facepe e no Diário Oficial, em 17 de julho.

🗞️ FAKE NEWS | *Não repasse fake news!* Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#fakenews

🔬 ONDE FAZER TESTES:

⏳ Sem agendamento: Geraldão, Ceasa e Centro de Convenções.

⏰ Com agendamento: Acesse www.atendeemcasa.pe.gov.br ou baixe o app em celulares Android.

📑 PROTOCOLOS => Consulte as instruções para funcionamento de todos os setores econômicos: https://bit.ly/3gDeiCw.

📞 Para denunciar descumprimento das medidas ligue 190.