Presidente da OAB-PE defende que os ‘palanques sejam desarmados’ e que haja união na instituição*

 

Em entrevista ao programa Cidade em Foco, da Rede Pernambuco de Rádios, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), Fernando Ribeiro, fez um balanço deste seu início de gestão à frente da instituição. Fernando assumiu o cargo em 1º de janeiro deste ano, após vencer a eleição realizada em novembro de 2021 por uma margem apertada de votos.

Segundo o presidente, seu compromisso é trabalhar para todos os advogados. “O nosso compromisso, passado o dia da eleição, é desarmar os parlantes e trabalhar para toda advocacia. Isso é o que eu tenho feito desde o primeiro dia que tomei posse”, afirmou.

Fernando ainda comentou sobre as dificuldades enfrentadas pelos defensores que residem no interior do Estado. “Nós sabemos que muitas vezes o colega advogado do interior do Estado tem muito mais dificuldade de exercer as suas atividades e usufruir dos benefícios da OAB-PE, da caixa de assistência e da escola, do que os colegas aqui da capital. Nosso compromisso, como a gente já vem trabalhando, é cada vez mais facilitar e dar para esse colega do interior do Estado os mesmos benefícios que o colega aqui da capital tem. Então, a gente vai expandir cada vez mais os serviços”.

Uma de suas principais promessas de campanha já foi cumprida. Fernando anunciou, já nos primeiros deias de mandato, a redução da anuidade paga pelos colaboradores do órgão.

“A advocacia terá dias melhores. O primeiro ato que eu fiz quando assumi aqui foi a redução do valor da anuidade. A gente passou a ter uma das anuidades mais baratas do país. Então, hoje, o advogado pernambucano paga uma anuidade R$ 800 por ano, podendo fazer o parcelamento em até 12 vezes”, falou o gestor da instituição.