Caruaru tem menor número de homicídios em 18 anos, diz a deputada Laura Gomes

Desde o início das estatísticas criminais, em 2004, a cidade, com um CVLI em fevereiro de 2022, não havia registrado uma estatística tão baixa de violência. Em todo o Estado, 108 municípios mais Fernando de Noronha não tiveram assassinatos. Entre essas cidades , estão Abreu e Lima, Serra Talhada e Itamaracá_

Caruaru registrou, em fevereiro de 2022, o menor número de homicídio de toda a série histórica das estatísticas criminais de Pernambuco. Em 218 meses da linha do tempo, iniciada em janeiro de 2004, ou seja, há 18 anos, a cidade não havia registrado um mês com patamar tão baixo de mortes violentas. Nos primeiros dois meses deste ano, o município apresentou uma retração de 55% em comparação com o mesmo bimestre do ano passado.

Mas não foi apenas em Caruaru que Pernambuco viu os homicídios despencarem. Ao todo, 108 cidades (além de Fernando de Noronha), de todas as regiões do Estado, não registraram homicídios. Algumas delas, de maior porte, tiveram destaque nessa retração, como Abreu e Lima, Serra Talhada e Itamaracá, todas sem nenhuma morte violenta.

“A tropa está muito motivada. Em janeiro deste ano, Caruaru teve 10 homicídios. Então refizemos nosso planejamento, horários, com foco nos pontos quentes. Intensificamos as abordagens, incursões, apreensões, aumentamos praticamente todos nossos protocolos dentro do monitoramento do Pacto pela Vida. Um trabalho feito de forma integrada às polícias Civil, Científica e Corpo de Bombeiros. Bairros que apresentaram aquecimento das manchas criminais, como Salgado, tiveram um atenção especial. E o resultado chegou. Vamos continuar trabalhando forte para dar, a cada dia, mais tranquilidade para os cidadãos de Caruaru, Agreste e Zona da Mata”, destacou o tenente-coronel Wambergson Correia, comandante do 1º Biesp.

*SUGESTÃO FALA DO GOVERNADOR*

“Além dos homicídios, estamos também reduzindo os crimes patrimoniais, que são os furtos, assaltos, roubos a banco, cargas, ônibus, em todo o Estado. Isso é fruto de muito trabalho, monitoramento e investimentos em tecnologia, estrutura e equipamentos. Nos primeiros dias de 2022, foram nomeados mil profissionais da segurança pública, entre policiais militares, civis, científicos e bombeiros militares. E mais mil já iniciaram o curso e serão formados e nomeados ainda neste primeiro semestre de 2022. Estamos criando, reformando e ampliando unidades, a exemplo do Complexo de Polícia Civil de Caruaru e em Ouro Preto, o Laboratório de Balística Forense, a implantação Boletim Integrado de Defesa Social e do Sistema de Radiocomunicação Digital das forças de segurança. Os resultamos acontecem, mas com segurança é preciso reforçar prevenção, manter a vigilância com as estatísticas e a evolução constante do planejamento operacional. Queremos avançar ainda na paz social para a população da RMR, Zona da Mata, Agreste e Sertão.”