Danilo Cabral dobra intenções de votos, diz IPESPE

O Ipespe divulgou sua primeira rodada de pesquisas para governador de Pernambuco em parceria com a Folha de Pernambuco. Os números, cuja margem de erro é de 3,2% pontos percentuais para mais ou para menos, apontam para uma consolidação da postulação de Marília Arraes (SD), que assim como em outros levantamentos, aparece na dianteira com 29% das intenções de voto, números que lhe dão grande perspectiva de chegar ao segundo turno.

O segundo pelotão ficou completamente embolado, com Raquel Lyra (PSDB) em segundo com 13%, Anderson Ferreira (PL) com 12%, Danilo Cabral (PSB) com 10% e Miguel Coelho (UB) com 9%. Apesar de todo mundo estar parecido, com um empate técnico entre todos os postulantes no limite da margem de erro, os números são animadores para Anderson e Danilo e preocupantes para Raquel e Miguel.

O postulante do PL está vendo sua pré-candidatura crescer a medida que é vinculado ao presidente Jair Bolsonaro, e sabe que esse voto casado poderá levá-lo ao segundo turno. Por isso, tem muito a comemorar. Já o nome do PSB alinhado com Lula já atinge dois dígitos antes mesmo de a campanha começar, diferentemente de seus concorrentes, que todos disputaram eleição majoritária em 2020, Danilo está estreando em disputas para o executivo, o que aponta para um crescimento sustentável e capaz de levá-lo a segunda etapa.

Apesar de figurar numericamente na segunda colocação, os números do Ipespe acendem um sinal de alerta vermelho na campanha de Raquel, que desde a entrada de Marília Arraes na disputa foi perdendo terreno a ponto de aparecer com 13%, o número não é nem um pouco animador para a tucana, que precisará se reinventar se quiser chegar à segunda etapa, exigindo-lhe um fato novo, que dificilmente ela será capaz de produzir.

Miguel Coelho, por sua vez, surge com um cenário tão ou até mesmo mais preocupante do que o de Raquel, pois viu se esvair a oportunidade de consolidar seu passaporte rumo ao segundo turno se tivesse feito a vinculação com o presidente Jair Bolsonaro, de quem seu pai foi líder do governo. Figurar com um dígito na pesquisa tem um efeito devastador para a construção do projeto de Miguel, que terá um enorme desafio a partir de agora para criar um horizonte de virada de chave.

 

Edmar Lyra