AO FALAR DE BELFORT, SPIDER CONDENA TRT: ‘SE PRECISA É PORQUE ESTÁ VELHO’

Anderson Silva alfineta carioca, que foi obrigado a desistir de lutar pelo cinturão após proibição da terapia. Para ele, Lyoto vai derrotar Weidman

 

 

 

 

 

Anderson Silva não quis citar nominalmente Vitor Belfort, mas fez questão de comemorar a decisão da Comissão Atlética de Nevada – seguida pela Comissão Atlética Brasileira de MMA – de banir a terapia de reposição de testosterona (TRT), artifício que era utilizado por Belfort. Com a proibição, o carioca teve de desistir de disputar o cinturão dos pesos-médios contra Chris Weidman – algoz do Spider em duas lutas – e dar o seu lugar para Lyoto Machida, no UFC 173, no dia 24 de maio, em Las Vegas. Ao ser questionado se a boa fase de Belfort, que vinha de três vitórias contundentes por nocaute, poderia ser explicada pelo uso de TRT, Anderson Silva respondeu:

 

– Isso você precisa perguntar para ele. A minha opinião sobre o TRT é que se você precisa fazer a reposição é porque você está velho para fazer o tipo de esporte que está praticando. É muito de cada um, de cada atleta. Eu acho que não é justo com os atletas que não fazem reposição lutar contra um atleta que faz a reposição hormonal. Isso é uma coisa que precisa ser questionada – afirmou Anderson, de 38 anos de idade, um a mais do que Belfort.

Em São Paulo para uma série de compromissos, o ex-campeão peso-médio do UFC falou sobre outros relevantes assuntos em entrevista ao Combate.com (veja o vídeo)Depois de assegurar que ele está se recuperando bem da fratura na perna esquerda, mas só vai voltar a lutar em 2015 e não se vê mais lutando pelo cinturão, o Spider disse que Lyoto Machida tem tudo para vencer Chris Weidman e conquistar o cinturão. Ele também comentou que não desistiu de fazer uma luta de boxe contra Roy Jones Jr, e deixou no ar a chance de ele encarar o canadenseGeorges St-Pierre, ex-campeão peso-meio-médio que deu uma pausa na carreira por tempo indeterminado. O astro também aproveitou a ocasião para pedir que o UFC promova a esperada luta entre a brasileira Cris Cyborg e a americana Ronda Rousey, campeã do peso-galo feminino.

Anderson Silva: Estou bem, continuo fazendo fisioterapia e já comecei os meus treinos. Na verdade, três semanas depois, eu já estava fazendo fisioterapia. Vou voltar aos treinos normais em mais três ou quatro semanas.

photo1

Você ficou com receio de não conseguir mais sequer treinar?

Eu não sabia o grau da lesão. Mas depois que o meu médico (Márcio Tannure) me disse que o tipo de lesão era normal. Eu só queria saber como iria ficar a minha perna. Ele sempre me acalmou e me deu todo o suporte para que eu ficasse tranquilo. Apesar do drama e do choque, era algo normal. O meu médico me deu todo o suporte para que eu pudesse voltar tranquilo. Estou sem medo de fazer nada.

Você está muito ansioso para voltar?

Não estou ansioso. Estou ganhando meu tempo, mais maduro. O acidente me fez pensar em outras coisas que eu estava deixando de lado por falta de tempo, com a minha família, meus filhos e meus projetos pessoais. Eu vou voltar quando for, sem pressa e sem pressão para fazer o que eu amo.

Você pretende escolher os seus próximos adversários?

Eu nunca escolhi luta, eu sempre lutei com os adversários que me colocaram para lutar. Eu não tenho nada a provar para ninguém. Eu quero treinar e voltar a lutar.

Você ainda quer fazer uma luta de boxe com o Roy Jones Jr?

É um projeto pessoal e seria um grande evento esportivo. Apesar do Roy não ser mais o mesmo de cinco anos atrás, dez anos, ele é um grande atleta de boxe. É um sonho que eu sempre tive desde muito garoto. Mas ficou um pouco distante depois da última conversa que eu tive com o Dana (White) e o Lorenzo (Fertitta). Não foi animadora a conversa. Mas não desisti, pois é um sonho meu.

Pode acontecer uma luta com o Georges St-Pierre? Seria interessante para você?

Pode ser, tudo é possível. Eu sou um lutador. Se for para acontecer, eu vou me preparar para que eu faça uma boa luta.

O Lyoto Machida tem condição de vencer o Chris Weidman? Você pretende ajudar no treinamento do Lyoto?

Eu tenho meus compromissos pessoais e o Lyoto está com uma equipe muito boa. Eu acredito muito no Lyoto e vou torcer por ele. Somos amigos pessoais. Esse cinturão precisa estar no Brasil. Eu sempre disse, que independentemente de ser comigo ou não, esse cinturão é um patrimônio brasileiro, nós conquistamos isso. O Weidman é um grande atleta, mas é um cara que não tem muito segredo lutar com ele. O Lyoto tem grandes chances de vencer o Weidman, que é um cara normal, sem nenhuma arma que possa trazer perigo para o Lyoto. Ele faz bem o jogo ao qual ele treina, e faz muito bem. Mas o jogo do Lyoto é difícil de encaixar, ele se movimenta muito bem. Eu acredito que o Lyoto tem grandes chances.

Como você viu o fato de o Vitor Belfort ter sido obrigado a desistir da luta com o Weidman por conta da proibição do uso do TRT? Você acha que a boa fase do Vitor tinha alguma relação com o uso do TRT?

Isso você precisa perguntar para ele. A minha opinião sobre o TRT é que se você precisa fazer a reposição é porque você está velho para fazer o tipo de esporte que você está praticando. É muito de cada um, de cada atleta. Eu acho que não é justo com os atletas que não fazem reposição lutar contra um atleta que faz a reposição hormonal. Isso é uma coisa que precisa ser questionada.

Você acha que o UFC deveria promover a luta entre Ronda Rousey e Cris Cyborg? 

Eu acredito que essa luta precisa acontecer. A Ronda é uma grande lutadora. Mas a Cris tem 90% de chance de vencer a Ronda. Ela treina muito e tem todas as características e técnicas cabíveis para vencer a Ronda. Essa luta precisa acontecer, pois o Dana White deve isso para o público do UFC.

Você sentiu uma mudança de comportamento do torcedor brasileiro após você perder o cinturão e depois a revanche para o Chris Weidman?

Em alguns momentos você é amado e em outros odiado. Como eu sou corintiano, eu sei bem como é isso. Eu sei da importância e da minha responsabilidade como atleta brasileiro e sempre que estou representando o meu país, eu tento ser o mais patriota possível. Os fãs brasileiros percebem isso, mas existe uma cobrança grande, algo normal. Mas é até bom que exista essa cobrança para que a gente entenda a importância do que fazemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *