Instituto Conceição Moura anuncia estudantes que irão realizar intercâmbio em Portugal

Viagem faz parte do Projeto Era Uma Vez…Brasil, que tem patrocínio da Moura, e está na sua sexta edição. O Instituto Conceição Moura anuncia na próxima terça-feira, 23 de agosto, os estudantes selecionados pelo Projeto Era Uma Vez… Brasil para o intercâmbio em Portugal. Ao todo 20 alunos de escolas públicas da cidade de Belo Jardim poderão vivenciar a experiência de conhecer Portugal e refazer o caminho da Corte Portuguesa antes de vir para o Brasil. Além do município pernambucano, a iniciativa acontece também em Lençóis Paulista, Ribeirão Preto, Serrana e Macatuba (SP), Salvador, Mata de São João e Jacobina (BA).

O evento onde serão conhecidos os jovens que irão vivenciar essa experiência acontecerá no auditório do Hotel Lacazona, a partir das 19h. Na ocasião, serão apresentados os curtas-metragens e livro de HQs produzidos durante o projeto pelos participantes.

Esta é a sexta edição do Era Uma Vez, que é executado pela Origens Produções. Em Pernambuco, o projeto conta com patrocínio fundamental da Moura, por meio do Instituto. A Prefeitura de Belo Jardim também é parceira da inciativa.

Realizado em quatro etapas, o Era Uma Vez… Brasil é um programa de atividades educativas, artísticas e culturais que exalta a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo e ecossocialismo.

“O projeto tem um compromisso muito forte de estimular os estudantes a compreender a história do Brasil com vivências práticas e estimular também uma reflexão sobre o nosso país nos dias de hoje. Esse despertar para a história que o projeto traz para os alunos é algo riquíssimo que eles vão levar pra a vida toda”, destaca Lorena Tenório, coordenadora do Instituto Conceição Moura.

Intercâmbio

Serão dez dias em Portugal vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. O grupo adolescentes e professores visitará escolas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil.

Durante a viagem, os estudantes brasileiros irão apresentar os curtas-metragens e o livro de histórias em quadrinhos (HQs), produzidos por eles durante as etapas do projeto.