Instituto Conceição Moura promove mostra de teatro em Belo Jardim

O Instituto Conceição Moura promove a partir desta quinta-feira (01/09) até o domingo (04/09) a Mostra Ser de Teatro, em Belo Jardim. Além dos espetáculos que serão realizados pelos coletivos da cidade, durante os quatro dias do evento haverá também oficinas e exercícios de técnicas teatrais com os alunos em formação. As apresentações acontecerão no Cineteatro Cultura nos dias 01 a 03, à noite, e no dia 04, à tarde.

As peças e apresentações de danças que serão exibidas ao público tratarão de temas diversos como a natureza, meio ambiente, saudade, imaginação, romance e violência contra a mulher. Os espetáculos têm classificação indicativa que vai desde peças livres para todos os públicos, liberadas para adolescentes a partir dos 14 anos e jovens a partir dos 18 anos. Por isso, é importante verificar a faixa etária antes de ir para a apresentação.

Confira abaixo a programação completa da mostra Ser de Teatro

Quinta-feira – 01/09

08:00– Oficina de Sombras do Coletivo Poeira em Escola Municipal e Belo Jardim

Local: Escola Municipal

Classificação: Livre

A Oficina de Sombras surge da Apresentação Teatral “Uma História Sobre Mil Robôs Macacos”, que consiste na confecção de materiais para Teatro de Sombras elaborados e produzidos pelos próprios participantes, possibilitando o desenvolvimento e expansão da arte do Teatro de Sombras.

14:00– Exibição de Filmes e Curtas Metragem

Local: Cineteatro Cultura

Classificação: Livre

19:00 – “O Idioma das Árvores” é um espetáculo de Dança Interpretativa onde cinco intérpretes em cena constroem uma movimentação fluida, mistura de água e ar, sustentada pela mãe terra, para construir, desconstruir e ampliar as faces, os trejeitos, os modos, os tipos dessa personagem que existe apenas na ocasião do mergulho de cada um para dentro de  si.

Local: Cineteatro Cultura

Classificação: 14 anos

Sexta-feira – 02/09

10:00- Exibição de Filmes e Curtas Metragem

Local: Cineteatro Cultura

Classificação: Livre

14:00– Apresentação do Espetáculo Teatral “Uma História com Mil Robôs Macacos” do Coletivo Poeira no Cineteatro para uma Escola.

Sinopse: Crianças brincando de teatro contam a história de uma pacata cidade onde um cientista desenvolve um chip capaz de realizar grandes coisas. Mas onde testar? Em quem? Robôs? Macacos? Robôs-macacos? E o que se inicia como uma história divertida acaba por terminar em uma roubada com muito pão e café.

Local: Cineteatro Cultura

Classificação: Livre

19:00- Apresentação do Espetáculo Teatral “Maré” do Coletivo Maré para alunos da EJA e turmas Universitárias

Sinopse: Maré é uma célula sobre luta e sobre cura, sobre a jornada de resgate dos pedaços de corpo e da alma da mulher oprimida, violentada, colocada nas condições de escrava, de mercadoria, de objeto sexual, de criatura inferior na história das sociedades onde predomina a lógica patriarcalista. Através das construções de corpo e vos na cena, as atrizes percorrem uma trajetória que inicia com a condição da mulher alvo de caça, que segue pelo caminho da busca da ancestralidade, do olhar para dentro de si, da volta para o contato com a natureza no seu corpo, na sua pele, no seu sangue, nos seus desejos para encontrar a força e a leveza necessárias a subversão daquela condição inicial; a mulher de olhos vendados e completamente à mercê se torna inteira sendo menina, mãe, anciã, bruxa, tal como a lua. Desse modo, Maré é protesto e é celebração, é ritual, é a linda e profunda jornada de volta para o lugar natural e legítimo, de onde a mulher foi arrancada um dia e que agora tendo sido reencontrada e reivindicado é agora plenamente ocupado.

Local: Cineteatro Cultura

Classificação: 18 anos

Sábado – 03/09

14:00- Apresentação de Exercícios Teatrais e Apresentações Experimentais de alunos da Escola de Artes das Turmas de Musicalização e “Teatro e Dança” e Alunos do curso do SESC de Introdução à teatro, Parceria Secretaria de Juventude.

Local: Cineteatro Cultura

Classificação: Livre

19:00– Apresentação do Espetáculo Teatral “Cordão da Espera” das Atrizes Cintia Souza, Bianca Quaresma e Marilia Azevedo (Coletivos Poeira feat. Maré) para alunos da EJA e Universitários.

Sinopse: A apresentação surge da união das artistas Cintia Souza e Marília Azevedo, participantes do Coletivo Poeira, e Bianca Quaresma, que junto a Cintia participam do Coletivo Maré. A história conta sobre três irmãs, onde uma delas espera a volta do seu grande amor, enquanto as irmãs insistem que ele não voltará. Eis a questão, o final serão feliz para o amor? Ou será mais um caso de história sem fim?

Local: Cineteatro Cultura

Classificação: 14 anos

Domingo – 04/09

16:00 – Apresentação do Espetáculo Teatral “No Rastro do Encantado”

Sinopse: “O boi do capitão se perdeu e Mateus e Bastião vão partir numa jornada de encantos e assombrações para tentar recuperá-lo. No Rastro do Encantado é um louvor às festas e brinquedos tradicionais, à identidade e à memória da produção dos artistas populares do Brasil.”

Local: Espaço Conceição Moura

Classificação: Livre