Brejo da Madre de Deus cultiva café orgânico de altíssima qualidade

Foto: Allison Torres

 

Do agreste de Pernambuco vem boa parte da produção do Café Orgânico do estado, conhecida pelas matas de altitudes, Brejo da Madre de Deus começa a se tornar um destaque na região. Seu café é cultivado em uma altitude superior aos 950 metros, essa a elevação com relação ao nível do mar favorece o cultivo.
O Blog do Allison Torres conversou com José Santos Rocha, 53 anos, popularmente conhecido como Joel, morador do Sítio São Bento na zona rural de Brejo da Madre de Deus, pai de três filhos, sendo dois homens, Anderson, Janderson e uma filha de 8 anos. Anderson trabalha nas firmas, está no Pará, Janderson vive com seu pai trabalhando na agricultura.
Natural do Sítio Xéu a 28 anos reside no Sítio São Bento, dono de uma propriedade de aproximadamente 25 hectares, desses, 8 estão dedicados ao cultivo do Café, Banana e Macaxeira, além da agricultura de subsistência praticada pela família.
Foto: Allison Torres

 “Aqui a gente não compra café a muitos anos, venha tomar um cafezinho de verdade”, convidou ele.

Questionado se dava para viver do Café, seu Joel e o filho alegaram ser “uma ajudinha”, devido à colheita acontecer apenas 1 vez por ano, “é preciso limpar a área duas no ano” enfatizou o agricultor. Com uma colheita por ano e um processo pós, colheita que pode chegar a dois meses o café de altíssima qualidade ajuda sua família a viver “feliz” como ele mesmo falou com um sorriso estampado no rosto. Perguntamos sobre a venda, ele contou que comercializa o café no município e também Taquaritinga (município conhecido como à terra do café). A banana e Macaxeira são vendidas a comerciantes do Brejo da Madre de Deus.
O município também é conhecido pelo café Madre Deus orgânico e do tipo Arábica que é produzido na zona Brejeira, no Sítio Santo Amaro do Xéu, ponto característico do café Madre de Deus é que ele é produzido em áreas sombreadas favorecendo um maior grau de maturação do fruto ainda na planta e fica bem próximo à Reserva Particular de Patrimônio Natural — RPPN da fazenda Bitury com mais de 500 ha de mata atlântica.
O cafezal está na terceira geração da família Marinho, onde seu patriarca Antônio Marinho de França, mais conhecido como “Boin”, ao adquirir uma propriedade naquela região brejeira continuou o cultivo do café já existente ali, que somado todos esses anos aproxima-se de 90 anos que estas plantas de café estejam ali plantadas. Sem uso de agroquímicos.
A certificação de orgânico é dada através do selo da Organização de Controle Social Terra Fértil, sediada neste mesmo município, que ainda conta com a participação de outros produtores orgânicos de Hortaliças, incluindo o morango orgânico, todos os produtores certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA.
Atualmente o café está sendo vendido por contato direto com o produtor através do telefone 81 – 995213010 (Eng. Agrônomo Éden Marinho), ou pelo Instagram @cafemadrededeus. Nas feiras orgânicas com representantes da Associação Terra Fértil em Caruaru nas sextas-feiras localizada no cruzamento da Rua Vasco Fernandes Coutinho com a Rua Gonçalves Iedo no Bairro Maurício de Nassau e aos sábados pela manhã em frente ao ASSAI Supermercado, na curva próximo ao parque da criança e na quitanda Direto da Roça localizada no distrito de Fazenda Nova.
Conteúdo: Blog do Alliso