Adagro orienta produtores sobre Selo ARTE e SISBI na 29ª edição do Agrinordeste

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), participa da 29ª edição do Agrinordeste levando informação aos produtores através da palestra “Obtenção dos selos ARTE E SISBI em laticínios: diferenças e oportunidades” selos necessários para comercialização de produtos em todo o território nacional.

A palestra, aberta ao público do evento, foi ministrada pelo fiscal estadual Agropecuário e Coordenador do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) no Estado, Flávio Silva. Ele reforçou que obter registro junto à Adagro é o primeiro passo para adesão ao SISBI e ao Selo ARTE. “Nós apoiamos os produtores tanto no processo de registro e/ou regularização, como na orientação para adequação aos padrões sanitários exigidos para adesão”, esclareceu.

O selo ARTE é um certificado de que os produtos estão em conformidade com as boas práticas agropecuárias e de fabricação, possibilitando o comércio nacional, a agregação de valor e o aumento de renda aos produtores, desde que submetidos ao serviço de inspeção municipal ou estadual da Adagro. O certificado é concedido para produtos e não para estabelecimentos.

Já o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a segurança alimentar. Em Pernambuco, a Adagro é o órgão responsável pela fiscalização e concessão do certificado, pois comprovou sua capacidade de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).