Presidente da COMPESA visita sede das Baterias Moura para conhecer etapa final do projeto de armazenamento de energia

Reduzir os custos com a energia elétrica e aumentar a eficiência operacional dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário têm sido um grande desafio para a Compesa nos últimos anos. Sempre procurando formas de otimizar o uso desse recurso, segunda maior despesa da estatal, a Companhia vem buscando fontes de energia mais barata para atender sua demanda interna e, assim, garantir que a economia com a conta de luz seja convertida em investimentos na ampliação da infraestrutura de saneamento.

Neste sentido, a presidente da Compesa, Manuela Marinho, visitou a sede das Baterias Moura, em Belo Jardim, sendo recepcionada por Pedro Ivo Moura, presidente do Conselho de Acionistas da empresa. Acompanhada de diretores da Companhia, a gestora conheceu o novo sistema de armazenamento de energia que será utilizado pela Compesa, que está em sua etapa final, que será instalado na Estação de Tratamento de Água – ETA Petrópolis, em Caruaru. Conhecido como BESS (Battery Energy Storage System), o sistema vai garantir o funcionamento da ETA, que sofre com constantes quedas de energia. “A iniciativa da Compesa, em parceria com as Baterias Moura, é uma solução pioneira no Brasil entre as empresas de saneamento, que geralmente aplicam outras formas de compensação de energia como, por exemplo, a utilização de geradores”, ressalta Manuela Marinho.

O BESS é um conjunto de baterias especialmente desenvolvido na unidade de Belo Jardim, que acumula energia gerada pela Neoenergia durante o dia, período em que ela é mais barata, e fornecida das 17h30 às 20h30, quando a energia é mais cara. Entretanto, o projeto foi concebido para a utilização do equipamento em qualquer hora do dia, em caso de interrupção do fornecimento por parte da Companhia Energética de Pernambuco.  A bateria serve como um suporte quando a energia do ambiente cai, o que aumenta a segurança durante o fornecimento. Além disso, também viabiliza uma economia financeira, já que nos horário de pico o preço da energia é dobrado. O sistema será instalado na ETA Petrópolis, no início de dezembro, e a operação deve ser iniciada ainda esse ano.  A parceria entre a Compesa e a Moura foi firmada em 2021.

A expectativa da Compesa é que o projeto da ETA Petrópolis seja estendido. “Essa iniciativa é um piloto que, diante dos resultados, poderá ser replicado em outras unidades da Compesa, pois está alinhado às diversas soluções que já estão sendo desenvolvidas pela Companhia para reduzir o custo com energia elétrica nas suas unidades”, complementa a presidente da Compesa. Por Assessoria